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BYD DOLPHIN

Com a BYD, marca chinesa de grande peso no mercado daquele país, o mercado português vai ganhar mais alternativas de carros elétricos. A marca iniciou a sua carreira comercial em Portugal no mês de maio pelas mãos da Caetano Tech com três modelos, todavía, aquele que será o mais barato ainda vai chegar no decorrer de 2023. Chama-se Dolphin, e é um B-SUV, rival direto do Peugeot e-2008, que vai chegar a Portugal no último trimestre do ano. Este Dolphin será o quarto modelo da marca, mas talvez seja o mais importante. A frente é convencional e a traseira tem um desenho de luzes que se tornou comum, com ambas unidas por um friso transversal. A mala anuncia 345 litros de capacidade. Por dentro, o Dolphin oferece um tablier a fazer lembrar as ondas do oceano. Mais óbvio é o formato dos fechos das portas inspirados nas barbatanas verticais do animal que dá nome ao modelo da BYD. Utiliza uma variante da plataforma e-Platform 3.0 da marca, feita a pensar em veículos elétricos. A bateria é um paralelepípedo esguio, colocado sob o habitáculo e usa uma tecnologia de lâminas, em vez de células cilíndricas, fabricada pela própria BYD. Os modelos de lançamento terão uma bateria de 63 kWh de capacidade, mais tarde estará disponível uma bateria mais pequena. Para já, a autonomia indicada é de 427 km podendo a bateria ser carregada em postos rápidos até 100 kW, onde demora 29 minutos para ir dos 30 aos 80% de carga. Também pode ser carregada a 11 kW AC.
O motor debita 150 kW (204 CV) e 290 Nm, sendo a aceleração 0-100 km/h anunciada em 7,0 segundos, com 160 km/h de velocidade máxima. A marca diz que o preço de entrada não deverá ultrapassar os 30 mil euros.

Ricardo Carvalho

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