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São modelos 100% elétricos propostos ao preço mais competitivo do mercado, por isso vão acumulando números de vendas, ainda que a um ritmo inferior ao previsto. O valor a pagar por eles já não supõe um investimento assim tão avultado, como mostra esta lista por nós criada.

Enquanto a União Europeia não se decide em relação ao futuro dos automóveis, porque, para além de ter confirmado que em 2035 proibirá a venda de veículos novos com motor de combustão… por outro lado, seguindo um “forcing” da Alemanha, deverá permitir a utilização dos e-fuel, neutros em carbono. Ainda ninguém sabe muito bem o que vai acontecer com estes e-fuel, por isso a realidade aponta para que em pouco mais de uma década todos os carros em comercialização sejam elétricos. O que não é em vão, até porque foi o caminho adotado pela maioria dos construtores ao anunciarem a sua decisão de deixarem de produzir motores de combustão já em 2030.

Fazível?

Agora, é preciso estar-se consciente da dificuldade da medida, pois as estimativas anuais para o Velho Continente em 2023 são de quase 14 milhões de carros novos. Em 2035, esse valor deverá subir para quase 100% de carros elétricos, sendo que este ano, 2023, este número não ultrapassará os 13%. Em Portugal, os carros elétricos começam a ter o seu peso no mercado e atualmente já se aproximam dos 10%.
As boas noticias é que, com a quantidade de novos modelos e de novas marcas a chegar, o preço de cada unidade começa a baixar. E há mais, o novo incentivo do Estado para a compra de elétricos. A aquisição de um automóvel ligeiro de passageiros que seja 100% elétrico dará direito a um apoio de 4 mil euros, sendo elegíveis as aquisições desses carros mas também os contratos de locação de duração superior a 24 meses. Mas o apoio só será concedido a veículos de até 62.500 euros (onde a nossa lista se inclui) e obriga a inscrição até dia 1 de novembro. Nas próximas páginas poderá ficar a conhecer os 10 carros elétricos mais acessíveis à venda (ou que serão comercializados ainda este ano) no mercado português.

MG4 ELECTRIC

O histórico construtor que anteriormente era britânico, renasceu graças a capital chinês e agora é uma empresa de mobilidade elétrica que tem no MG4 Electric o seu ponta-de-lança, sem deixar de lado os eletrificados como o SUV plug-in EHS. Em pouco tempo, o MG4 Electric começa a incendiar o mercado europeu e em Portugal vai-se vendendo à medida que a marca vai assentando alicerces.
Desde que foi lançado, o MG4 tem suscitado grande interesse do público, temperado por um preço que a marca desde sempre apelidou de competitivo. Tome nota, atualmente comprar a versão mais barata Standard custa-lhe 32 990 euros, sendo que convén não esquecer que até 1 de novembro poderá increver-se do novo plano de incentivo à compra de carros elétricos que pode chegar aos 4000 euros, logo à cabeça um descontó bem apelativo. Mas há mais, pois este compacto elétrico de 4,28 m de comprimento aglutina outras virtudes: design moderno e aspeto desportivo, um nivel de acabamento idéntico ao de um VW ID.3, um rendimento competente (a versão de acesso já conta com motor de 170 CV) e uma autonomia de, pelo menos, 350 km oficiais no Standard com bateria de 50,8 kWh úteis, ou então 450 km da versão MG4 Comfort com batería de 61,7 kWh, que vê a potencia subir para os 204 CV e que custa 37 590 euros.

Ricardo Carvalho

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