Por: Nuno Freitas Faria
10 – Rimac Nevera (415,2 km/h)
Se é para começar em grande a lista dos 10 carros mais rápidos do mundo, então começamos com o Rimac Nevera, capaz de atingir os 415,2 km/h. Se acha isso impressionante, então tenho a dizer-lhe que o Nevera é o carro de produção que mais rápido acelera em todo o mundo! Claro que isto não é de estranhar, considerando o coração elétrico de 1.914 cavalos, mas a cereja no topo do bolo será sempre o seu aspeto de Grand Tourer e o conforto inabalável da simplicidade no interior. Faz bem valer os sete dígitos que preenchem a etiqueta de preço.
9 – Bugatti Mistral (420,0 km/h)*
Falar de qualquer Bugatti moderno é falar de um dos carros mais rápidos do mundo e isso não é novidade nem grande surpresa. Em grande parte, a enormidade de números disparados tem em tudo a ver com o ainda maior motor que dá vida a estas máquinas extremas: o W16 quad-turbo que começou a revolução dos cavalos a atingirem números de quatro dígitos. Claro que, depois te toda a pompa criada pelo Veyron, iriamos sempre esperar mais e o Mistral é um exemplo perfeito daquilo que esperávamos, especialmente tendo em conta a parceria com a Rimac. Agressivo, destemido e feroz, com uma presença imponente e impressionante. Melhor de tudo, o Mistral é tudo isto e um milhão de estrelas no céu sem o tejadilho.
8 – Bugatti Veyron Super Sport (421,0 km/h)
Na oitava posição está, claro, mais um Bugatti. Que surpresa, não? Claro que não! A única coisa aqui que me faz confusão é mesmo a passagem do tempo e o Super Sport, quase de forma inacreditável, foi mostrado ao público em 2010. Produzido apenas para ser o carro mais rápido do mundo, o Super Sport conseguiu mesmo esse feito e passando até a fazer parte do livro de recordes do Guiness, fazendo uso de 1.184 cavalos. Mas claro, segurança em primeiro lugar e para aceder à velocidade máxima é sempre necessária uma segunda chave, não vá alguém pressionar o acelerador “sem querer”.
7 – Hennessey Venom GT (435,2 km/h)
Se já ouviu falar da Hennessey, certamente que já percebeu que é uma fabricante feita de números improváveis, com uma obsessão quase compulsiva com potência e velocidade. O Venon, fabricado em 2014, continua em estilo a senda de número absurdos, com um motor V8 twin-turbo de 7,0 litros que dispara 1.244 cavalos e 1.744 Nm de binário. Fazendo as contas e o Venom atingiu uma velocidade máxima de 435 km/h na pista de aterragem do Kenedy Space Center, mas apenas o conseguiu num sentido, o que não o qualifica para os livros dos recordes. Ainda assim, 435 km/h é muita, muita fruta.
6 – Koenigsegg Agera RS (447,1 km/h)
Aceleramos agora até à Suécia para conhecer um dos modelos mais extremos do mundo. O Koenigsegg Agera RS, nascido no frio nórdico, acabou por atingir a sua velocidade máxima de 447 km/h no deserto do Nevada, numa estrada pública fechada para o efeito, em 2017. O Agera RS acabou mesmo por atingir uma velocidade máxima de 457,9 km/h, mas apenas num dos sentidos. Ainda assim, o Agera RS arrecadou na altura o recorde no exercício 0 km/h – 400 km/h – 0 km/h (33,2 segundos), velocidade média mais alta durante um quilómetro (431 km/h) e velocidade mais alta ao fim de uma milha numa estrada pública (444 km/h).
5 – Koenigsegg Jesko (447,4 km/h)
E já que fomos às Suécia, porque não continuar com mais um Koenigsegg? Desta vez falamos do Jesko, atualmente a arma mais poderosa do exército da fabricante sueca, que ainda parece ter mais uns pozinhos para nos oferecer no futuro. Isto porque parece que o Jesko vai ter uma versão ainda mais insana e extrema chamada de Jesko Absolut que deverá atingir uma velocidade de 499 km/h. Por agora, ficamos com o Jesko original que, fazendo uso de um V8 twin-turbo de 5 litros, dispara uns estonteantes 1.600 cavalos. Ainda mais notável é sua aerodinâmica, em que o (ainda mais) restrito e especial Jesko Attack, de produção limitada, produz mais de 1.360 quilos de força descendente.
4 – SSC Tuatara (474,8 km/h)
A vida to Tuatara não tem sido fácil, principalmente dada a desconfiança inicial que o público teve em relação a uma dita velocidade máxima de 508 km/h. Ao que parece, o patrão da SSC, Jerod Shelby, andou a inflacionar os números e a internet não levou isso a bem. Então, Shelby decidiu pegar no Tuatara e levá-lo ao Kennedy Space Center onde atingiu uma velocidade máxima média de 474 km/h. Um pouco à quem daquilo que foi divulgado, mas mais do que suficiente para levar o quarto lugar nesta lista.
3 – Hennessey Venom F5 (482,8 km/h)**
Se o Hennessey Venom GT foi feito para velocidades estonteantes, o que dizer da versão F5? O V8 biturbo de 6,6 litros produz 1.817 cavalos e impulsiona o este monstro de 2.950kg aos 100 km/h em menos de 2 segundos. Estão a perguntar-se de onde vem o nome? Pense em tornados. Pense no mais extremos de todos. Basicamente, pense numa quase catástrofe. F5 é nada mais, nada menos que o nível mais intenso possível na escala Fujita.
2 – Bugatti Chiron Super Sport (490,4 km/h)
Em 2019, o piloto Andy Wallace exibiu uma versão aprimorada do quad-turbo de 1.600 cavalos e 8,0 litros do Chiron Super Sport na pista Ehra-Lessien. As modificações foram para alem do motor e incluíam um alongamento do corpo em 25cm, um ligeiro rebaixamento e um novo kit aerodinâmico traseiro, bem como uma nova configuração de escape. Os verdadeiros heróis, no entanto, foram os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 que foram radiografados antes da montagem para garantir uma estrutura perfeita integridade. Palavras para quê? Fique com o vídeo.
1 – Bugatti Bolide (500,5 km/h)***
Inspirado no protótipo Vision Le Mans da fabricante de Molsheim, o Bugatti Bolide combina uma fantástica linguagem de design com o icónico motor W-16 para produzir uma velocidade máxima estimada em excesso de 500 km/h. Reforçado por um monocoque leve incorporando titânio e fibra de carbono, o Bolide apresenta uma estética quase da ficção científica que se ajusta perfeitamente aos números sobrenaturais que o Bolide dispara. Ainda que nada seja muito certo, o novo monstro da Bugatti devera atingir os 100 km/h em menos de 2 segundos.