fbpx




Os concept-cars inovadores e inspiradores têm uma longa tradição na Opel. Em 1975 – há exatamente 50 anos – a Opel apresentou no Salão Automóvel de Genebra o espelho da sua visão de um estudo de um automóvel desportivo sedutor em todos os aspetos.

Com a sua silhueta distintamente plana, o Opel Genève foi, na altura, uma das principais atrações do certame suíço. Com ele, o departamento de design da Opel demonstrava, mais uma vez, a sua capacidade visionária, já estabelecida dez anos antes com o Experimental GT. Embora este tenha passado, rapidamente, para a produção em série, e, anos mais tarde, muitos dos elementos do Opel Experimental tenham sido recriados no novo Grandland, o Opel Genève continuou a ser um sonho que muitos entusiastas de automóveis desportivos celebram até aos dias de hoje.

A Opel soube como apresentar o Genève no Salão Automóvel de Genebra de 1975, algo perfeitamente comprovado porque o harmonioso show car exalava pura desportividade, com as suas formas esguias, a sua frente poderosa e a linha de tejadilho elegantemente afunilada para baixo.

Apesar da popularidade, este modelo de dois lugares com os seus faróis escamoteáveis, tão típicos dos concept-cars da Opel na altura, nunca viria a ser produzido em série. Para compreender a decisão é necessário recuar até ao início da década de 1970, altura em que o Opel Genève estava a ser planeado como GT-W, denominação provisória de um coupé de proporções incomparáveis, projetado em Rüsselsheim, em 1972.

O pequeno e esguio desportivo de dois lugares, deveria contar com um motor central rotativo Wankel, de dois rotores, explicação da designação GT-W original do modelo. Mas, fruto da crise petrolífera que, entretanto, eclodiu, o projeto do motor de pistão rotativo viria a ser interrompido em 1974. No entanto, a Opel decidiu manter vivo o belo Opel GT-W, embora com modificações e sob a nova denominação Opel Genève, escolhida para corresponder ao local da sua primeira aparição pública.

Surgindo quase 50 anos após a apresentação do estudo Genève, o Opel Experimental demonstra como as visões do futuro se podem tornar realidade. Este estudo, que foi desvendado pela primeira vez no IAA Mobility de 2023, forneceu, desde então, uma orientação clara sobre os futuros desenvolvimentos e a mobilidade futura da marca.

Tudo isto surge sob o conceito “German Energy”, que faz com que cada modelo com o Blitz seja inconfundivelmente um Opel. Exemplo dessa energia é o resultado já visível no mais recente modelo de produção, o novo Opel Grandland, concebido e desenvolvido em Rüsselheim e construído em Eisenach.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade