A oferta da gama Astra é completada com mais uma adição: A partir de agora, o Astra e o Astra Sports Tourer também podem ser encomendados como um híbrido com tecnologia de 48 Volts.
A tecnologia híbrida oferece um vasto leque de vantagens, especialmente para os “recém-chegados à mobilidade elétrica” e durante as deslocações com muito trânsito “stop-and-go”, graças à capacidade de regeneração: Em comparação com o seu homólogo de funcionamento puramente convencional, o consumo de combustível e as emissões de CO2 no novo Astra Hybrid são reduzidos em cerca de 14%.
A baixas velocidades na cidade, os clientes podem mesmo conduzir de forma puramente elétrica e, portanto, sem emissões locais. Não é necessária uma tomada ou estação de carregamento para o fornecimento de energia, uma vez que a bateria do Astra Hybrid é recarregada durante a desaceleração. Todos os componentes do sistema de propulsão estão perfeitamente coordenados entre si, o que também se reflete visivelmente num elevado nível de conforto de condução. E graças ao design compacto do sistema híbrido, não se perde espaço no interior.
O sistema de propulsão dos novos Astra e Astra Sports Tourer Hybrid inclui uma bateria de iões de lítio que se carrega automaticamente em determinadas condições de condução, bem como um novo motor a gasolina de 1,2 litros, sobrealimentado, com 100 kW/136 CV. O motor de três cilindros foi desenvolvido especificamente para utilização híbrida e está associado a uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem com seis velocidades e a um motor elétrico de 21 kW/28 CV.
A tecnologia é especialmente eficaz no trânsito citadino. O motor elétrico apoia o motor a gasolina na aceleração e no arranque a partir de uma imobilização. O motor elétrico contribui com binário, especialmente a baixos regimes, o que beneficia a dinâmica de condução e a redução de CO2. A baixas velocidades, o motor elétrico também permite deslocações totalmente elétricas até um quilómetro ou até 50% do tempo de condução na cidade. Quando o Astra Hybrid abranda a velocidades mais elevadas, o motor a gasolina desliga-se enquanto o motor elétrico atua como um gerador para recarregar a bateria de 48 Volts do sistema híbrido. O sistema perfeitamente coordenado foi concebido para proporcionar sempre o melhor desempenho com o menor consumo de energia.