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Já passaram 10 anos desde que a Opel deu o seu primeiro contributo para o aumento das vendas de veículos elétricos. Em 2011, com o lançamento da primeira geração Ampera – o primeiro automóvel elétrico de uma marca europeia dotado de extensor de autonomia – a Opel consolidou o seu estatuto de pioneira no caminho para a mobilidade elétrica.

Revolucionário, elegante e prático, o Ampera foi o primeiro veículo elétrico europeu a permitir “chegar a qualquer lado, em qualquer altura”. Quando foi colocado à venda no final de 2011, o Ampera criou um segmento automóvel totalmente novo no mercado europeu.

A tração das rodas dianteiras da Ampera é sempre elétrica. Um ‘pack’ de baterias de iões de lítio de 16 kWh alimenta uma avançada unidade de propulsão elétrica de 111 kW/150 cv para proporcionar, quando totalmente carregada, entre 40 a 80 km de mobilidade totalmente elétrica, de zero emissões (dependendo do percurso, estilo de condução e temperatura). De acordo com as normas de medição de consumo de combustível e de emissões de CO2 da época, o Ampera consumia 1,2 l/100 km e emitia 27 g/km de CO2 (valores em ciclo misto NEDC).

Em estrada, o sistema de motorização do Ampera garantia um desempenho realmente dinâmico. O binário instantâneo de 370 Nm permitia-lhe acelerar dos zero aos 100 km/h em cerca de nove segundos e alcançar uma velocidade máxima de 161 km/h. O Ampera proporciona uma condução elétrica praticamente sem ruído, fruto da motorização a bateria e um desempenho suave no modo de funcionamento com extensor de autonomia.

O ‘pack’ de baterias, em forma de “T” e com 198 kg peso, tem uma capacidade instalada de 16 kWh e encontra-se alojado no túnel central do veículo. Compreende 288 células de baterias de iões de lítio, configuradas para obter o melhor desempenho e durabilidade. Utiliza um sistema de gestão térmica a líquido e, na época, era a única bateria produzida em série que podia ser aquecida ou refrigerada – uma estreia absoluta na indústria automóvel.

Ricardo Carvalho

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