A Stellantis está a expandir gradualmente a utilização dos seus grupos motopropulsores electrificados a modelos subcompactos e compactos de várias marcas.
O mais recente a juntar-se à festa é o Opel Mokka, que está agora disponível em versão híbrida moderada, juntando-se às opções ICE e totalmente elétrica existentes.
De acordo com a marca, o sistema mild-hybrid reduz o consumo de combustível em “cerca de” 20 por cento, para uma classificação média WLTP de 4,9 lt/100km (48 mpg). Por outro lado, as emissões médias de CO2 foram reduzidas para 110 g/km, face aos 137 g/km do equivalente não electrificado da gama Mokka.
Apesar de ser apenas um “mild-hybrid”, o mais recente Mokka pode conduzir apenas com energia elétrica até 50% do tempo em ambientes urbanos de baixa velocidade. Ainda assim, a autonomia do veículo elétrico está limitada a apenas 1 km, devido à pequena dimensão da bateria.
Tal como acontece com o Jeep Avenger Hybrid, relacionado mecanicamente (embora menos potente), o Opel Mokka Hybrid oferece a opção entre os modos de condução Eco, Normal e Sport. O sprint 0-100 km/h é efectuado em 9,1 segundos e a velocidade máxima é de 207 km/h.
Para além do emblema na porta da bagageira, o Opel Mokka Hybrid tem o mesmo aspeto que os outros derivados do Mokka. No entanto, a empresa adicionou gráficos específicos para o híbrido no painel de instrumentos digital e no ecrã tátil de infoentretenimento. Estes informam o condutor quando o pequeno SUV se move apenas com energia elétrica, mostrando o estado atual da carga da bateria e o fluxo de energia.