Desenhar um automóvel é uma tarefa tremendamente complicada. Conseguir a harmonia num automóvel é complexo e regra geral, ainda que com a sua própria personalidade, as marcas acabam por seguir as tendências da moda.
É por isso que o passar do tempo assenta mal à maioria dos veículos, mas não a todos. Aqui ficam oito modelos que souberam envelhecer.
Mazda MX-5
Já todos nós, apaixonados por automóveis, ouvimos que o Miata ou MX-5 é um carro para atravessarmos a crise dos 40 ou até dos 50 anos. Parece-nos uma boa definição: se é preciso ter um capricho sobre rodas, este desportivo, divertido e cabrio, é uma opção a ter em conta. O seu design de linhas simples soube envelhecer muito bem em todas as gerações, cada uma com uma personalidade ligeiramente diferenciada.
Ferrari F40
A Ferrari tem uma vantagem face à Lamborghini, por exemplo. As suas linhas são menos carregadas, pelo que conseguem resistir melhor ao passar dos anos. Dentro da marca italiana, há casos e casos, e um dos mais bem sucedidos deve ter sido o F40, modelo que está no Olimpo dos carros desportivos. É um automóvel único, com uma estética reconhecida e reconhecível por muita gente, mesmo pelos que não são fanáticos dos automóveis. Uma besta analógica que atualmente ainda entra pelo olhos.
BMW Serie 3
A berlina alemã já é um clássico no mundo do motor, até porque conheceu gerações mais e menos apreciadas. De todas, há uma que atualmente mantém um encanto especial, a E46, produzidas entre 1998 e 2006, com um design clássico que não passa de moda. É precisamente esta geração que tem a versão M mais laureada da história.
Volkswagen Golf
É verdade que as mais recentes gerações do Golf são todas parecidas entre si, mas essa imobilização estética fez com que a sua imagem se tenha consolidado e que não pareça fora de modo, mesmo um exemplar com dez anos. As gerações originais mantiveram o estilo, apesar da passagem dos anos.
Nissan 370Z
O novo Nissan Z é um fruto proibído na Europa. É doloroso, mas fica o consolo de que no mercado de usados é relativamente fácil encontrar unidades dos seus antecessores, o 350Z e o 370Z, que apesar de terem muitos anos de vida, ainda são desportivos com uma imagem que capta olhares. Felizmente não é só a imagem, são carros muito divertidos de conduzir.
Porsche 911
Com uma trajetória tão longa e com tantas gerações no currículo, existiram Porsche 911 para todos os gostos. Algumas não foram do agrado popular, mas no momento da verdade, e olhando para todas uma a uma, a verdade é que o respeito pela ideia original faz com que o seu desenho nunca pareça desatualizado.
É outro daqueles modelo que até os “pagãos” conhecem e que tem encanto em todas as gerações, principalmente nas clássicas, as prediletas dos puristas.
Audi TT
Colocar o Audi TT nesta lista é como render-lhe homenagem, até porque a sua produção terminou precisamente este ano. O desportivo de acesso da marca alemã causou sensação com a sua primeira geração e uma estética que ficou gravada nos anais e que soube atualizar-se com os seus sucessores. Passaram os anos e continuará a ser visto como um desportivo apelativo.
Jaguar E-Type
Não se pode fechar esta lista com outro modelo que não este, aquele que é considerado por muitos o carro mais bonito da história. É a Jaguar na sua máxima expressão, com um equilíbrio fantástico entre desportividade e elegância, com linhas fluídas e muito carisma. Seja em cabrio ou em coupé, são poucos os automóveis intemporais como este.