fbpx




O Toyota GR Yaris venceu seis corridas durante a época do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2023, pelas mãos dos pilotos Sebastien Ogier e Kalle Rovanpera.

Para celebrar as suas vitórias e o facto da equipa ter vencido o campeonato de construtores, lançou um par de edições especiais do GR Yaris com afinações específicas.
Criados pelos dois pilotos de rali, estas versões apresentam modos de condução especiais, modificações e design. Foram encomendados pelo Presidente, Akio Toyoda para “expressar o meu respeito e gratidão aos pilotos que aperfeiçoam e desenvolvem os nossos carros nos ralis, a todas as equipas que nos proporcionam estas oportunidades, aos organizadores das provas e a todos os outros envolvidos, bem como aos fãs”.

A primeira alteração que provavelmente irá notar é na pintura. A Ogier Edition apresenta uma nova cor denominada “Matte Stealth Gray”. Já a Rovanpera Edition tem uma pintura de três tons inspirada no capacete do piloto. E é, de facto, uma “pintura”, uma vez que a Toyota optou por não utilizar quaisquer revestimentos ou decalques para conseguir o visual.
Os hot hatches também recebem autocolantes especiais comemorativos da vitória no WRC nos guarda-lamas dianteiros esquerdo e direito. Enquanto a Edição Rovanpera recebe a asa variável em CFRP do Yaris GRMN, a Edição Ogier recebe um novo spoiler de rali leve.

Para melhorar ainda mais o desempenho destas séries especiais, existem novos modos de condução desenvolvidos pelos condutores que lhes deram o nome. Na Edição Ogier, os modos Gravel e Track são substituídos pelo Modo MORIZO (de que o condutor gosta muito) e pelo “Modo SEB. Mode”, que envia mais binário para as rodas traseiras e que se diz melhorar a resposta em curva.

Entretanto, o modelo Rovanpera Edition recebe um Modo DONUT, que faz o que seria de esperar (drifts circulares), e um Modo KALLE que maximiza a utilização do diferencial traseiro de velocidade constante para permitir que a traseira do carro balance para fora à entrada da curva e para encorajar o deslizamento nas curvas. Ambos os modelos também vêm com um modo NORMAL, tal como os outros GR Yaris.

No interior, os novos modelos recebem uma placa exclusiva comemorativa do título do Campeonato do Mundo de Ralis da Toyota no lado do passageiro do tablier. Além disso, a costura do volante da Edição Ogier utiliza linhas vermelhas, brancas e azuis para homenagear a sua terra natal, França, enquanto a Edição Rovanpera recebe linhas azuis e brancas como uma ode à bandeira finlandesa.

A Toyota planeia fabricar apenas 100 exemplares de cada edição e os compradores serão convidados para a etapa japonesa do WRC em 2024. Aí, serão recebidos pela Toyota, poderão interagir com os pilotos que dão nome aos seus automóveis e farãop uma visita às boxes e lugares nas etapas especiais da corrida.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade