Vai desaparecer da frente dos BMW um dos elementos mais controversos do estilo da marca bávara.
Símbolo do design atual da BMW e um dos elementos mais debatidos do mundo automóvel, o “duplo rim” enorme na dianteira dos modelos da marca bávara pode ter, finalmente, os dias contados. Mesmo se os alemães continuam a garantir que o ‘feedback’ dos clientes é o mais positivo.
Na altura, foi o próprio diretor de produto da BMW, Peter Henrich, o primeiro a defender a supergrelha, afirmando estar «convencido» de que o departamento de design dirigido por Adrian von Hooydonk, fez uma «aposta inteligente que foi bem recebida pelos clientes». E justificou: «Estes querem afirmar-se com os seus automóveis e não receiam modelos com caráter forte. Por isso, decidimos concentrar-nos num estilo arrojado. O feedback tem sido muito positivo. Quando o X7 foi exibido pela primeira vez a crítica especializada apontou ao tamanho do rim, mas os clientes nunca reagiram assim e o carro é um grande sucesso. Está esgotado por um período muito longo. Há sempre pessoas que não resistem a criticar e resistem ao que é novo. Mas somos muito autoconfiantes e continuaremos».
Mas, a verdade é que, desde a revelação do concept i Vision Dee, no CES 2023, a BMW não tem parado de dar sinais de mudança, que apontam para uma nova imagem de linhas minimalistas e, com ela, uma nova interpretação do duplo rim.
As “pistas” mais recentes chegaram-nos com o protótipo BMW Vision Neue Klasse, que antecipa novo Série 3 elétrico, e ainda mais evidente no BMW Vision Neue Klasse X, futuro X3 elétrico, com grelha claramente mais pequena, ainda em forma de rim, mas muito mais inspirada na primeira geração de automóveis Neue Klasse da década de 1960.
A confirmar-se, é positiva a mudança?