Isto é o Engler Desat. Apresentado pela primeira vez em 2020 e construído na Eslováquia, é descrito pelo seu criador, Viktor Engler, como “o primeiro superquad do mundo”.
Viktor atribui-lhe este título porque se trata de uma moto-quatro como nenhuma outra. Não só tem o tamanho de um carro com uma carroçaria totalmente em fibra de carbono, como também é alimentado por um motor V10 de 5,2 litros que, teoricamente, deverá produzir 1085 CV.
Sim, este é um quadriciclo com motor V10. Este exemplar em particular é um protótipo naturalmente aspirado, com “apenas” 612 CV a serem enviados para as rodas traseiras. Viktor diz que faz dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos e atinge uma velocidade máxima ligeiramente ridícula de 350 km/h.
Bem, os faróis são obviamente de um Audi R8, por isso pode provavelmente adivinhar onde o V10 de 5,2 litros foi retirado. Está montado a meio e mantém-se ligado à caixa de dupla embraiagem de sete velocidades da marca de Ingolstadt para facilitar a utilização, mas o chassis tubular é obviamente feito à medida. O Desat de produção deverá pesar 1100 kg graças à utilização extensiva de carbono no chassis, mas, mais uma vez, este é um protótipo, pelo que a sua estrutura em aço significa que pesa ligeiramente mais.