Há três décadas, num dia fresco de outubro de 1994, o Skoda Felicia fez a sua grande estreia na cena mundial.
O modelo, não só causou agitação no mundo automóvel, como também marcou um novo capítulo para a Skoda, que se tinha juntado ao Grupo Volkswagen três anos antes. Com mais de 1,4 milhões de unidades vendidas até ao final da sua produção em 2001, o Felicia deixou uma marca indelével nas estradas (e nas pistas de corridas) de todo o mundo.
O Felicia foi o sucessor do Favorit. Era mais comprido e mais largo do que o seu antecessor, com uma maior capacidade de bagageira. Também teve uma pequena ajuda da sua nova família de Wolfsburg. Com acesso à tecnologia Volkswagen, o Felicia ostentava caraterísticas importantes para a época, como ABS, airbags, ar condicionado e, para os amantes do luxo, bancos aquecidos e estofos em pele. Em 1995, era mesmo possível adquirir uma carrinha Felicia com 447 litros de espaço para bagagem.
Entre 1995 e 1997, o Skoda Felicia Kit Car causou sensação no Campeonato do Mundo de Ralis com o seu motor de 174 cv de 1,6 litros. A sua carreira nos ralis foi curta, mas foi suficiente para cimentar a reputação de fiabilidade e excelente dinâmica do Felicia. Para não mencionar que conseguia lidar com facilidade com caminhos de terra e ruas da cidade.
E se estivesse à procura de algo um pouco mais… divertido? Entrava em cena o Skoda Felicia Fun, uma estranha mas encantadora pick-up com um banco traseiro rebatível que lhe dava uma disposição de 2+2 lugares. Pintada numa cor tão amarela que provavelmente se podia ver do espaço, a Fun encarnava a peculiaridade dos anos 90 no seu melhor.
Na altura em que o último Felicia saiu da linha de produção, em 2001, mais de 1,4 milhões de unidades tinham chegado às estradas, e edições especiais como a Laurin & Klement e a Atlanta com tema olímpico, garantiram que o modelo fizesse a sua despedida em grande estilo. O modelo foi sucedido pelo Fabia, que está atualmente na sua quarta geração.