A DS Automobiles, marca de luxo francesa da Stellantis, está a preparar-se para renovar a sua gama com um novo modelo emblemático, o DS N°8 – ou, como alguns lhe chamam, o DS No8, para facilitar a digitação. As fotografias do sedan de alta cilindrada surgiram online antes da sua estreia oficial, oferecendo uma visão quase completa do veículo.
O crossover totalmente elétrico apresenta uma nova estratégia de nomenclatura e marca o primeiro modelo de produção da marca a utilizar a arquitetura STLA Medium da Stellantis. Esta última revelação segue-se a uma série de teasers da DS Automobiles, incluindo protótipos ligeiramente camuflados e uma única fotografia do interior. Agora, estas imagens de baixa resolução que surgiram recentemente fornecem um olhar mais atento aos detalhes exteriores e a um acabamento interior alternativo. Embora a qualidade granulada possa incomodar alguns, não há dúvidas quanto à autenticidade destas fotografias.
A caraterística que se destaca no exterior é a grelha totalmente coberta com um fundo iluminado. Os faróis finos DS Pixel Vision, emparelhados com DRLs afiadas que se estendem em direção ao para-choques, evocam vibrações semelhantes às da Peugeot e ecoam a forma dos farolins traseiros. Outro elemento distintivo são os pilares C, com uma inclinação acentuada, que se assemelham a contrafortes voadores.
O capô, os pilares, os espelhos retrovisores e o tejadilho do modelo apresentado têm um acabamento em preto, criando um contraste impressionante com a carroçaria principal e complementando o subtil revestimento de plástico ao longo do perfil. Outros detalhes notáveis incluem novas jantes de liga leve, puxadores das portas embutidos e o emblema N°8 na porta da bagageira.
No interior, o habitáculo revela uma decoração com estofos em cor de sela e detalhes em preto. A estética premium está em linha com o posicionamento de luxo da DS Automobiles dentro do portefólio Stellantis. Outros destaques do interior incluem um painel de instrumentos digital posicionado por trás de um volante de quatro raios e um amplo ecrã de infoentretenimento virado para o condutor. A consola central flutuante, com os seus painéis de controlo sensíveis ao toque, parece ter sido retirada diretamente de um concept car.
Os designers da DS incorporaram iluminação ambiente para acentuar as inserções do painel de instrumentos, que fluem perfeitamente para os painéis das portas. Além disso, um sistema áudio Electra 3D da Focal acrescenta um toque final de luxo ao habitáculo.
Foi oficialmente confirmado que o DS N°8 estará exclusivamente disponível com um grupo motopropulsor totalmente elétrico, oferecendo uma autonomia máxima de 750 km. O novo modelo partilha as suas bases STLA Medium com o Peugeot 3008/5008, o Opel Grandland e o futuro Citroen C5 Aircross, que também estão disponíveis nas versões híbrida moderada e híbrida plug-in.