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Peritos em cibersegurança advertem sobre a existência de uma nova técnica para roubar automóveis em apenas dois minutos: um dispositivo portátil é ligado à rede elétrico do seu carro a partir dos… faróis. Explicamos-lhe tudo.

Já falamos sobre diversas técnicas para roubar automóveis utilizadas pelos ladrões, desde a utilização de inibidores que não permitem trancar as portas, a simulações de avarias e acidentes, sempre com o mesmo propósito, “limpar” o carro por dentro, ou roubá-lo integralmente. Contudo, a nova técnica que lhe vamos dar a conhecer neste texto, nem sequer nós a conhecíamos, pelo menos até agora.

Graças a Ian Tabor, proprietário de um Toyota RAV4 e perito em cibersegurança, foi descodificada uma nova técnica que permite roubar o carro em apenas dois minutos. Este especialista informático, sofreu na pele, no seu veículo, e graças às suas investigações, pode comprovar que, o que no início parecia uma simples intenção de roubar um farol, escondia na realidade um processo muito mais complexo através do qual acabaram por lhe roubar o carro horas depois.

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Este processo tem a sua origem, como já referimos e que é explicado pelo meio de comunicação Thedrive.com, nos faróis. Primeira, os delinquentes arrancam a moldura frontal do veículo para aceder à ligação dos cabos dos faróis. A partir dessa ficha, conseguem chegar à rede CAN Bus, um protocolo que permite a comunicação entre os microcontroladores e os dispositivos tecnológicos da maioria dos automóveis de última geração.
Assim, a partir de um dispositivo que pode ser escondido numa simples altavoz de Bluetooth, e que supostamente funciona com carros de marcas como a Toyota, Lexus, Nissan, Jeep, Ford ou Fiat, entre várias outras, os ladrões podem conetar-se à mencionada rede CAN Bus dos veículos para enviar mensagens falsa, enganá-los ou dar-lhe ordens concretas.

O dispositivo não é barato no mercado negro, até porque são várias as informações que falam em 5000 euros, mas evidentemente pela facilidade com que permite roubar automóveis, não existem dúvidas que o ladrões facilmente amortizam o valor. Este mecanismo permite obter uma comunicação direta desde os cabos dos faróis com a abertura de portas ou com o imobilizador do motor, sendo capaz de simular o funcionamente de uma chave inteligente e automática de acesso e arranque do veículo.

Abrir as portas ou ligar o motor, são duas das principais funções que este dispositivo permite realizar, sem a necessidade de forçar mais do que a moldura e o farol do veículo. Ian Tabor chegou a todas estas conclusões, com a ajuda de um amigo.

Aqui fica um vídeo do thedrive.com, onde roubam um RAV4 em dois minutos.

Ricardo Carvalho

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