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Desenvolvido a partir do GT3 de competição e com 800 CV, o novo Mustang GTD tem como objetivo alcançar um tempo inferior aos sete minutos em Nürburgring.

A atual geração do Mustang, apresentada no final de 2022, não parou de aumentar o número de versões disponíveis. Agora é a vez da versão de estrada mais extrema, desenvolvida a partir da competição e em forma de edição limitada.
Uma das áreas onde mais se trabalhou para conseguir ser rápido em Nurburgring foi na aerodinâmica, o que salta à vista. Com com ailerons dianteiros controlados hidrualicamente, saias aerodinâmicas para as zonas inferiores da carroçaria, saídas de ar no capô e nos guarda-lamas, splitter dianteira e aileron traseiro ativo de controlo hidráulico montado no pilar C. Como resultado, produz uma carga aerodinâmica de forma equilibrada entre os dois eixos.


Para além disso, a utilização da fibra de carbono em grande parte da carroçaria, baixa o peso e o centro de gravidade, potenciando a sua agilidade. Para isto contribui a suspensão semi-ativa que varia a firmeza das molas e a altura da suspensão, chegando a rebaixá-la até 40 mm em modo pista. Calça jantes em alumínio de 20″ e utiliza um sistema de travões carbocerâmicos Brembo.


Debaixo do capô, encontramos um motor criado especificamente para a ocasião, um bloco de 5,2 litros V8 alimentado que debita 800 CV, o que o transforma no Ford Mustang de estrada mais potente da história.


No interior encontramos bancos Recaro desportivos, materiais como gamuza Miko combinada com couro e fibra de carbono ou patilha do volante de titânio impressas em 3D. Cada comprador poderá escolher entre múltiplas combinações de cores.
As vendas arrancam nos EUA no final de 2024, mas ainda não disse quantos vai produzir nem quanto vão custar.

Ricardo Carvalho

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