fbpx




Após as recentes chegadas do Tavascan e do Terramar, a família CUPRA está cada vez maior, mas se olharmos para 2018, tudo começou para a marca espanhola com o Ateca. E esse modelo é precisamente o tema deste artigo.

Infelizmente, ou talvez não, o CUPRA Ateca já não se vende em Portugal e as suas vendas foram irrisórias, até porque tinha apenas o motor 2.0 TSI de 300 CV. Entretanto surgiu um opção com 190 CV mas que também nunca foi opção por cá.

Contudo, na Alemanha vende-se um CUPRA Ateca que até poderia fazer sentido em Portugal. Falamos do CUPRA Ateca 1.5 TSI ACT com 150 CV e caixa DSG de sete relações.

Na Alemanha, custa 43.380 euros, pelo que não invejamos esse valor, até porque, muito provavelmente, por cá seria bem mais caro.
Se olharmos para o SEAT Ateca com este par motor/transmissão, o carro faz 0-10 em menos de 10 segundos (9, para ser exato) e atinge 202 km/h de velocidade máxima.

São valores mais do que satisfatórios para qualquer tipo de viagem. Além disso, o consumo médio de combustível não é excessivamente elevado, com 6,4 litros por 100 km, tendo em conta que o automóvel não dispõe de hibridação ligeira (tem de se contentar com a etiqueta C).

E não é preciso recordar a qualidade dinâmica do CUPRA Ateca e o seu carácter prático. Os seus bancos traseiros são realmente espaçosos e a bagageira oferece 485 litros, o que, embora já não seja uma referência entre os SUV compactos, é perfeitamente adequado para a maioria das famílias.

É certo que não tem o interior mais moderno da marca, mas o facto de ter comandos convencionais para a climatização (são mostradores rotativos) ou outras funções é uma garantia para minimizar as distracções ao volante – e os bancos desportivos têm um apoio fantástico.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade