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Ninguém gosta de esperar, mas é uma ocorrência comum para os proprietários de veículos elétricos que percorrem longas distâncias.

No entanto, isso pode ser uma coisa do passado, uma vez que a Nyobolt revelou um protótipo de carro desportivo que pode fazer uma carga de 10 a 80% em 4 minutos e 37 segundos.

A marca afirmou que é “o dobro da velocidade da maioria dos veículos de carregamento mais rápidos” e disse que os “primeiros quatro minutos são a uma corrente constante de 500A, isto proporcionaria logo 193 km de alcance”.

No entanto, há algumas ressalvas importantes que precisam de ser mencionadas. A maior delas é o facto do protótipo ter uma bateria minúscula de 35 kWh. Para se ter uma ideia do quão pequeno é este valor, o Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid tem uma bateria de 17,3 kWh, enquanto o MINI Aceman EV tem baterias de 42,5 e 54,2 kWh. Isto ajuda a explicar porque é que o carro desportivo tem uma autonomia WLTP de apenas 250 km.
Embora uma bateria minúscula signifique uma autonomia minúscula, a Nyobolt tentou considerar este facto como positivo. Em particular, a empresa afirmou que a bateria é leve e capaz de carregar rapidamente.

No entanto, Nyobolt acredita que as suas baterias – que utilizam “materiais de ânodo de carbono e óxido metálico patenteados da próxima geração, design inovador de células de baixa impedância, eletrónica de potência integrada e controlos de software – são melhores. Em particular, afirmam ter resolvido os problemas relacionados com a degradação da bateria, uma vez que as suas “células de 24,5Ah já completaram com sucesso mais de 4.000 ciclos completos de carga rápida DoD (Depth of Discharge), o que equivale a mais de 600.000 milhas (965.606 km) se utilizadas no pacote Nyobolt EV, mantendo ainda mais de 80 por cento da capacidade da bateria”.

Voltando ao carro desportivo baseado na Lotus, este tem uma capacidade de carregamento rápido de 350 kW DC e pesa apenas 1 250 kg. O modelo foi concebido e projetado com a Callum de forma a permitir uma produção de baixo volume. Não se sabe se isso está planeado ou não, mas Nyobolt disse que poderiam começar a produzir baterias de baixo volume dentro de um ano.

Ricardo Carvalho

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