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A Renault está prestes a iniciar a comercialização da terceira geração do Kangoo já em junho. Convém lembrar que a nova geração do Kangoo são, basicamente, dois modelos em um.

Ou seja, existe um furgão chamado Express, com o mesmo design do Kangoo e que será proposto por um preço mais em conta e com menos apetrechos. Até porque esta Express tem por base a antiga plataforma do modelo e depois o Kangoo, construído com base na plataforma CMF.

Assim, o primeiro chega já em junho e o Kangoo propriamente dito chega em julho. Quanto à Renault Express, é produzida em Tanger, Marrocos, e revela evidentes traços de familiaridade com a Dacia Dokker que também ali é produzida. A nova Kangoo, por outro lado, vai ser produzida em França.

Disponível na versão comercial e de passageiros, só a primeira, a Express Van, será comercializada por cá. Apresenta-se com a maior capacidade de arrumação interior do segmento (48 litros) e oferece entre 3,3 m³ e 3,7 m³ de capacidade de carga.

Descrita pela Renault como a solução para quem procura “a melhor relação prestações/preço, numa proposta que cumpra as suas necessidades básicas”, a Express Van é uma espécie de “irmã mais nova” da Kangoo.

Ainda assim, não abdica de equipamentos como o sistema multimédia Renault EASY LINK ou assistentes de condução como sistema de assistência à visão traseira, o alerta de ângulo morto, sensores de estacionamento e o espelho de ângulo aumentado.

Em Portugal, o novo Express Van será comercializado com o motor a gasolina 1.3 TCE 100 FAP (75 kW – 200 Nm) e os 1.5 Blue dCi 75 e 95 a gasóleo (55 kW – 220 Nm e 70 kW – 240 Nm, respetivamente). Todos associados a uma caixa manual de seis velocidades.

Os preços iniciam-se nos 20.200 euros para a versão a gasolina e 20.730 euros para a versão a gasóleo, ambos os preços incluem todos os impostos.

Quanto ao Kangoo, vai estar disponível em dois comprimentos, com caixa manual ou automática e versões Diesel, a gasolina e elétrica. Com uma capacidade de carga útil entre os 3,3 m³ e os 3,9 m³ na versão normal e entre os 4,2 m³ e 4,9 m³ na versão longa, a nova Kangoo conta ainda com dois sistemas para facilitar o dia a dia de quem com ela trabalha.

O primeiro, o “Open Sesame”, permite um acesso mais fácil ao espaço de carga ao eliminar o pilar central. O resultado é o acesso lateral mais amplo do mercado, com 1416 mm. Já o segundo, o “Easy Inside Rack”, consiste numa prateleira amovível que permite transportar objetos, longos ou volumosos, até por cima do banco do passageiro, libertando espaço na caixa de carga.

Disponível com caixa automática EDC de 7 velocidades ou caixa manual de 6 velocidades, o está equipado com o motor a gasolina 1.3 TCE (100 ou 130 cv) FAP e o motor diesel 1.5 Blue dCi (75, 95 ou 115 cv).

O novo Renault Kangoo Van estará disponível a partir de 24.385 euros para a versão a gasolina e os 24.940 euros na versão a gasóleo.

Ricardo Carvalho

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