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Novos elétricos de 1000 kW da BYD carregam 400 km em 5 minutos

Os veículos elétricos mais recentes têm uma autonomia quase semelhante à dos veículos a combustão e, agora, a BYD está a tentar eliminar uma das outras grandes barreiras que impedem alguns condutores de automóveis a combustão interna de fazerem a mudança.

Os veículos elétricos construídos com base na sua nova plataforma Super E podem “abastecer-se” tão rapidamente como se abastecesse um veículo a gasolina.

Lançada esta semana na China, a nova arquitetura e os carregadores correspondentes utilizam a tecnologia de 1.000 volts para bombear/aceitar um pico de 1.000 kW. Isto permite aos condutores de veículos eléctricos adicionar 400 km em apenas 5 minutos.

No Ocidente, a maioria dos veículos elétricos ainda depende da tecnologia de 400 volts e não consegue suportar mais de 200 kW de potência. Os poucos que o conseguem fazer, como os automóveis que utilizam a plataforma E-GMP da Hyundai-Kia, têm uma corrente elétrica de 800 volts e são capazes de utilizar carregadores de 350 kW, embora nunca consigam consumir essa quantidade de watts.

O anúncio foi feito durante um evento transmitido em direto na sede da BYD em Shenzen, quando o fundador Wang Chuanfu se comprometeu a lançar mais de 4000 unidades de carregamento de megawatts em toda a China, sem dar qualquer tipo de prazo.

Os condutores de automóveis de 350 kW no Ocidente sabem que nem sempre é possível utilizar as capacidades máximas de carregamento do seu veículo elétrico de 800 volts, pelo que a BYD terá de instalar rapidamente esses carregadores, o que é mais fácil de dizer do que fazer. Instalar carregadores de 1 MW é muito mais complicado do que adicionar uma unidade de 50 kW e custa muito mais dinheiro devido às atualizações de infraestruturas necessárias.

A BYD também apresentou os veículos elétricos Han L e Tang L, que utilizam a Super E-Platform. As gamas Han sedan e Tang SUV começam com um único motor traseiro que produz 500 kW, enquanto as versões AWD com dois motores geram 810 kW.

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