A Zeekr pode não lhe soar familiar, mas é uma das muitas marcas do grupo chinês Geely.
Semelhante em espírito à Polestar, a antiga divisão desportiva da Volvo que se tornou independente, ou à Lynk & Co. Tal como estas marcas, o seu centro de design situa-se em Gotemburgo, na Suécia, pelo que estamos a falar de uma marca sino-sueca.
Depois do 01 estate e do X urban SUV, que não é mais do que o gémeo do Lynk & Co 02 recentemente comercializado aqui, ambos 100% eléctricos, a Zeekr entra no segmento dos SUV familiares com o 7X, também 100% elétrico. Os três poderão chegar à estrada no próximo ano, com o fabricante a planear entrar no mercado francês no primeiro trimestre.
Um design muito Lynk & Co
Em termos de estilo, o visual moderno e contemporâneo do 7X não é nenhuma surpresa… especialmente para aqueles que estão familiarizados com os modelos Lynk & Co. É simples: Zeekr e Polestar partilham as mesmas ideias de design. Este grande SUV tem 4,79 m de comprimento (4 cm mais comprido do que o Tesla Model Y) e apresenta linhas suaves e “clean”, que contribuem para melhorar o seu coeficiente aerodinâmico e, consequentemente, a sua autonomia.
Na frente, há uma secção que se assemelha muito à dos Lynk & Co 01 e 02, sendo a principal diferença o facto de os faróis terem uma faixa muito fina. O resto é caraterizado por um tejadilho flutuante numa cor diferente, um perfil clássico (não o de um SUV-coupé) e um grande painel traseiro.
Interior bem equipado
O habitáculo também está bastante bem equipado, com um grande ecrã tátil central de 16” posicionado horizontalmente, a partir do qual é possível controlar quase tudo, embora existam alguns atalhos por baixo. O condutor pode também contar com um painel de instrumentos digital mesmo à sua frente. O equipamento é abundante, incluindo bancos dianteiros e traseiros aquecidos, com massagem nos dianteiros na versão de topo.
O espaço parece generoso, mas a bagageira também não é enorme, apesar do seu tamanho: 539 litros + 66 litros de bagageira à frente, em comparação com quase um metro cúbico para o Modelo Y.
Carregamento rápido
Três versões serão propostas no lançamento. Duas de tração traseira equipadas com o mesmo motor de 310 kW (421 CV) e 440 Nm de binário, e uma variante de tração integral que oferece um total de 470 kW (639 CV) e 710 Nm de binário e acelera dos 0 aos 100 km/h em 3 segundos. A bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) de 75 kWh permite uma autonomia de 480 km, enquanto a bateria NMC (níquel-manganês-cobalto) de 100 kWh permite uma autonomia entre 543 e 615 km. Valores próximos dos do Modelo Y.
Construído sobre uma arquitetura de 800 volts, o 7X é teoricamente capaz de suportar até 480 kW de potência de carga, um valor excecional. Num carregador de 360 kW, isto significa que pode recuperar 10 a 80% da sua capacidade em 13 a 16 minutos, consoante a versão escolhida. Simplesmente, uma referência. Um argumento que pode ser muito convincente para o ajudar a conquistar o seu lugar na Europa.