Revistacarros

Novo Volkswagen Tayron substitui Tiguan AllSpace

O grande SUV da Volkswagen com cinco, ou sete lugares, que recebe a designação Tayron, está posicionado entre o Touareg (classe premium) e o Tiguan (classe média).

No Tayron, cinco passageiros podem usufruir de muito espaço para bagagens para as suas viagens de férias. A gama inclui dois veículos híbridos plug-in de última geração (eHybrid). Estes veículos podem atingir uma autonomia elétrica de mais de 100 km e viagens longas de até 850 km entre paragens para reabastecimento. Além disso, com capacidade para rebocar até 2,5 toneladas, o Tayron é um veículo polivalente elegante e bem equipado capaz de lidar com atrelados de todas as formas e dimensões. As pré-vendas abrem durante o mês de dezembro.

Com cerca de 4,8 m de comprimento, o Tayron caracteriza-se por um design SUV marcante. Na frente, os faróis LED e o emblema Volkswagen iluminado, de série, criam uma assinatura luminosa inconfundível ao cair da noite. O mesmo se aplica à traseira, com a barra transversal em LED a todo o comprimento e o logótipo Volkswagen iluminado. As linhas bem definidas acentuam o carácter premium do Tayron e a sua silhueta alongada. Esta abordagem também se reflete no interior: aqui, o design2 é dominado por superfícies com um toque agradável e, consoante o equipamento, materiais elegantes como ArtVelours Eco (microfibra) e madeira autêntica de poros abertos2, bem como acabamentos decorativos iluminados.

A versão de entrada de gama do novo SUV terá a designação Life e uma versão de topo desginada R-Line. Enquanto versão de entrada do Tayron, Life, oferece já uma vasta gama de equipamento de série, incluindo nove airbags, ar condicionado automático de três zonas, iluminação interior de 10 cores, um controlo multifuncional da experiência de condução (controla os perfis de condução – incluindo os perfis de tração integral para a motorização 4MOTION –, o volume de som e a ativação dos Atmospheres, como ambientes de iluminação e áudio pré-programados), um sistema de infotainment (ecrã de 12,9”) com função de navegação ativável e App-Connect Wireless (para Apple CarPlay e Android Auto), painel de instrumentos digital, faróis LED com controlo automático do feixe de estrada (Light Assist), logótipo Volkswagen iluminado à frente e atrás, grupos de luzes traseiras 3D, palas de proteção solar nas portas traseiras, bem como jantes de liga leve de 18” polegadas.

Os sistemas de assistência à condução de série do Tayron Life incluem o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), o sistema de mudança de faixa (Side Assist), o sistema de manutenção na faixa de rodagem (Lane Assist), sistema de travagem automática de emergência que inclui a monitorização de peões e ciclistas (Front Assist), Park Assist Pro, o sistema de câmara de visão traseira, o reconhecimento de sinais de trânsito e o novo sistema de aviso de saída. Como uma extensão do sistema de mudança de faixa, este último pode – dentro dos limites do sistema – impedir a abertura de uma das portas se outro utente da estrada se aproximar por trás.

Os destaques opcionais incluem sistemas como o controlo adaptativo do chassis DCC Pro, os faróis IQ.LIGHT Led Matrix HD com funções de iluminação interativas e o Travel Assist2 para orientação longitudinal e lateral assistida. Também disponível: o assistente de voz IDA com integração de ChatGPT (em conjunto com o pacote de infotainment Discover2), um teto de abrir panorâmico basculante e deslizante, um sistema de som de 700 watts da Harman-Kardon, estofos em pele com bancos ajustáveis eletricamente2, incluindo uma função de massagem e ventilação, e ainda um fecho de segurança para crianças ativado eletricamente para a retaguarda2.

Após o lançamento de todas as versões com um sistema de propulsão mild hybrid (eTSI), a Volkswagen irá propor o Tayron com dois sistemas de propulsão híbridos plug-in (eHybrid) e dois motores turbo diesel (TDI). Todos os sistemas de propulsão estão acoplados a uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem (DSG). Mesmo o motor eTSI1 de entrada de gama, com uma potência de 110 kW (150 CV), é um sistema de propulsão de alta tecnologia (mild hybrid com tecnologia de 48 V). No entanto, as vantagens dos motores elétricos e a gasolina são combinadas nos dois inovadores modelos híbridos plug-in. A potência do sistema é de 150 kW (204 CV) e 200 kW (272 CV). Graças à bateria de 19,7 kWh (úteis), os dois Tayron eHybrid podem alcançar uma autonomia elétrica superior a 100 km. As suas baterias podem ser carregadas até 11 kW numa wallbox AC ou numa estação de carregamento AC, e até 50 kW em estações de carregamento rápido DC.

O 2.0 TDI com 142kW (193 CV) é também muito eficiente e está equipado de série com tração integral 4MOTION. O Tayron 4MOTION foi concebido para um peso máximo de reboque de até 2.500 kg (com travão, inclinação de 12%). O sistema de assistência às manobras Trailer Assist, que vem de série em conjunto com o gancho de reboque (dobrável), facilita a manobrabilidade de reboques de grandes dimensões.

Exit mobile version