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Novo V8 twin turbo da Lamborghini chega aos 800 CV e faz 10 mil rpm

Com o fim da produção do Huracán, o glorioso V 10 da Lamborghini chegará ao fim. Mas a marca italiana não está a abandonar a ideia de fazer motores excitantes. A Lamborghini revelou os primeiros detalhes do V8 twin-turbo do sucessor do Huracán que parece muito promissor.

O número principal é o limite de 10.000 rpm. Elevado para qualquer padrão, quanto mais para um motor turboalimentado. Apenas o Mercedes-AMG One, o Aston Martin Valkyrie e o T.33 e o T.50 da Gordon Murray Automotive fazem menos rotações.


Este novo motor chega aos 4,0 litros e tem uma potência máxima de 780 cavalos entre 9.000 e 9.750 rpm. É um V8 de plano – o primeiro da Lamborghini, acredite ou não – e é uma configuração “hot-vee”, com os turbos colocados no vale entre os bancos de cilindros. Naturalmente, é de bomba seca para garantir uma lubrificação adequada em todas as situações de condução, e é também de injeção direta.
Para fazer um motor acelerar tanto, é necessário um conjunto rotativo muito leve, pelo que este V8 tem bielas de titânio. A Lamborghini também abandona as tradicionais tuches de balde e calço para abrir e fechar as válvulas.


Tudo isto é reforçado por um sistema híbrido semelhante ao utilizado no novo Revuelto. A Lamborghini associa o motor a um motor elétrico capaz de produzir 147 CV e está posicionado entre o motor e a transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades montada transversalmente. É a mesma transmissão utilizada no Revuelto, mas enquanto o carro V12 tem o seu motor elétrico montado no topo da caixa de velocidades e ligado separadamente do motor, o sucessor do Huracán tem o seu motor na posição mais tradicional entre o motor e a transmissão.


A Lamborghini diz que o sucessor do Huracán tem um sistema híbrido de três motores, por isso estamos a assumir que tem um motor para cada roda dianteira como o Revuelto. No entanto, a empresa não forneceu mais pormenores sobre este assunto.
Neste momento, a Lamborghini já está a competir com este V8 no protótipo SC63 LMDh, embora aqui tenha 3,8 litros e esteja associado a um tipo de sistema híbrido muito diferente.

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