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Após seis anos no mercado, a atual geração do Toyota Corolla está a chegar ao fim e o construtor japonês já está a trabalhar num novo modelo.

A sua estreia está prevista para 2026 e, para além de oferecer uma variante híbrida evoluída, contará também com uma nova opção híbrida plug-in que promete oferecer até 2.100 km de autonomia.

A revista japonesa Best Car publicou algumas informações sobre os “bastidores” da 13ª geração do Corolla. Como é habitual, o modelo estará disponível numa variedade de estilos de carroçaria: compacto, carrinha e sedan.

A publicação refere que o design dará ênfase à “baixa altura ao solo”, trabalhando na sua forma para melhorar a aerodinâmica e reduzir ainda mais o consumo de combustível. Indica também que o novo Prius será a inspiração estética do carro, adotando uma entrada de ar muito estreita, semelhante a uma grelha, e uma entrada de ar maior no para-choques.

Um Corolla a gasolina de 130 CV estará disponível em alguns mercados. Este é um motor de 1,5 litros naturalmente aspirado e representa o nível de entrada da gama. O mesmo motor será utilizado na variante híbrida HEV, mas com 100 CV.

Atualmente, existem dois Corolla híbridos, um com 140 CV e outro com 196 CV. O primeiro utiliza um motor de 1,8 litros com 98 CV e uma unidade eléctrica de 95 CV. O Corolla mais potente é alimentado por um motor 2.0 litros de 152 CV e uma unidade eléctrica de 113 CV.
No que respeita à mecânica, no entanto, a grande novidade será o novo sistema PHEV, como mencionado acima. Este grupo motopropulsor será baseado no do Prius, que também foi recentemente adotado pelo C-HR.

O objetivo dos engenheiros é fazer frente aos chineses num ponto importante: a eficiência energética. A BYD acaba de revelar a quinta geração do seu sistema híbrido plug-in e afirma ter alcançado uma eficiência de 46,06%, o que ajuda os carros a ultrapassar uma autonomia de 2.000 km.

Ricardo Carvalho

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