Se esquecermos por um momento os veículos comerciais emprestados pela Stellantis à Toyota, a marca japonesa não tem certamente uma vasta gama de automóveis totalmente eléctricos em oferta na Europa.
Entretanto, noutras partes do mundo, há mais Toyota totalmente elétricos e há um novo a caminho por outras paragens. Trata-se do Toyota bZ3X. Que é especialmente muito chinês.
Na Europa, a Toyota apenas comercializa o bZ4X. Nos próximos anos, deverão ser adicionados mais modelos elétricos, incluindo um crossover compacto aparentemente adiado como alternativa eléctrica ao Yaris Cross e um SUV elétrico relativamente baixo: a versão de produção do Sport Crossover Concept. Na China, a Toyota está a expandir a sua oferta de veículos eléctricos a um ritmo mais rápido. Já se vende um sedan elétrico com o nome bZ3 e a família bZ3 irá em breve expandir-se com mais dois modelos: o bZ3C e o bZ3X.
O Toyota bZ3X, juntamente com o já mencionado bZ3C, foi apresentado em forma de pré-produção na China no início deste ano. Na base de dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, encontrámos agora as fotografias do modelo de produção final. Como esperado, parece praticamente idêntico à versão de pré-produção. O Toyota bZ3X é um produto da joint venture da Toyota na China com a GAC.
De lado, os laços familiares com o GAC Aion V anunciado para a Europa no Salão Automóvel de Paris são bastante claros. Basta olhar para a secção das janelas (até ao pilar C) e para as portas. Tal como o Aion V, o Toyota bZ3X também tem 4,6 metros de comprimento e até a sua distância entre eixos é de 2,77 metros. Tem um motor elétrico de 204 CV, de acordo com as especificações divulgadas, e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h.