Revistacarros

Novo Toyota Aygo X chega a Portugal em 2022

Está a ser produzido na Europa e a marca diz que o Toyota Aygo X surge para satisfazer os condutores urbanos, estando assente na plataforma GA-B da Nova Arquitetura Global (TNGA – Toyota New Global Architecture).

O Aygo X terá como destaque o conceito de cores, inspirado por várias especiarias, associadas ao novo conceito de cor picante. Há o Verde Cardamom (Cardamomo), o Vermelho Chilli (Pimenta), o Bege Ginger (Gengibre) e o Azul Juniper (Zimbro). Estas cores contrastam com o preto bicolor do telhado e da traseira.

A nova linha de tejadilho será em cunha, com o objetivo de criar uma imagem mais desportiva; sendo que o tejadilho é em lona retrátil. Na parte dianteira, as óticas LED desenham a forma de uma asa; e na parte traseira a grelha de grandes dimensões, os faróis de nevoeiro e a proteção inferior estão dispostas com base no tema do trapézio duplo, sendo que a Toyota identifica que tudo isto faz com que o Aygo fique com um aspeto de que “está pronto para ir a qualquer lado”.
 

 No interior, também foi dada primazia às cores das especiarias. Nos bancos, pode ver-se o símbolo “X” discretamente cosido no tecido, assim como o nome do modelo Aygo X nos faróis.
 
Tem 3.700mm de comprimento, e uma distância entre eixos aumentada em 90mm (em comparação com o modelo anterior). A projeção dianteira é 72mm inferior ao Yaris, enquanto o tamanho máximo das jantes cresceu para 18 polegadas. Tem um raio mínimo de viragem de 4,7m. A largura total da carroçaria é de 1,740mm, tendo a largura entre bancos dianteiros aumentado 20mm, tal como o espaço de bagagem, que aumentou para 231 litros a capacidade de carga. A altura do veículo foi aumentada em 50mm para 1.525mm.


A distância ao solo foi aumentada em 11mm (relativamente ao anterior), assim como a posição do banco (55mm), e o ângulo do pilar A (de 10% para 24º). A Toyota refere que também as jantes e os pneus são maiores, e incluem a suspensão TNGA. O motor do Aygo X é o de mil centímetros cúbicos e 3 cilindros 1KR-FE, com um consumo de combustível previsto de 4,7l/100km e 107 g/km de CO2.

Vem também equipado com a mais recente tecnologia, de forma a garantir acessibilidade, segurança e baixo custo, segundo o que a marca refere.

Estará disponível em 2022 na Europa, e em Portugal, e a Toyota já referiu que haverá uma edição limitada durante os primeiros seis meses de vendas, em Verde Cardamom que terá detalhes adicionais em laranja Mandarina mate.

Andrea Carlucci, Vice-presidente, Produto & Marketing da Toyota Motor Europe refere que “O segmento A é muito importante para nós. Não só trouxe muitos novos clientes à Toyota, como também cumpre a nossa missão de fornecer a todos a solução certa de mobilidade”.
Exit mobile version