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Na Europa, a Suzuki não poderá evitar a transição para os veículos elétricos, nomeadamente no segmento de mercado mais dinâmico, o dos SUV urbanos. A missão será confiada ao Suzuki e-Vitara a partir do verão de 2025.

Prometida pelo concept car eVX apresentado em janeiro de 2023, a ofensiva elétrica da Suzuki na Europa tomará forma a partir do verão de 2025. Na sua versão de produção, o SUV urbano será conhecido como o e Vitara. O modelo de 4,27 m de comprimento será produzido na Índia, na fábrica da Suzuki Motor Gujarat, a partir da próxima primavera.

O design do Suzuki e-Vitara de produção segue, logicamente, a mesma linha do protótipo eVX. O seu design contrasta com o do Vitara a combustão, que acaba de receber um segundo restyling para prolongar a sua carreira por mais alguns anos. O pequeno recém-chegado é mais dinâmico do que o seu irmão, com um aspeto de SUV coupé. Os puxadores das portas traseiras estão cuidadosamente escondidos nos pilares C.

A gama Suzuki e-Vitara incluirá duas versões de tração dianteira. A versão mais barata terá uma bateria de 49 kWh combinada com um motor elétrico de 106 kW (144 CV). Será complementada por uma variante com uma bateria de 61 kWh, neste caso com um motor elétrico de 128 kW (174 CV). O sistema de tração integral Allgrip-e, no entanto, utilizará dois motores eléctricos. Neste caso, o “grande” motor de 128 kW (174 CV) será instalado no eixo dianteiro e uma unidade de 48 kW (65 CV) será instalada no eixo traseiro. A potência total será de 135 kW (183 CV) para este Suzuki e-Vitara 4×4.
Revelado em Milão, este SUV urbano tem como objetivo uma autonomia de cerca de 400 km na sua versão de 61 kWh com duas rodas motrizes.

Ricardo Carvalho

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