A Avatr está pronta para revelar um novo modelo, expandindo sua gama ao lado do 11 SUV existente e do 12 gran coupé topo de gama.
O fabricante chinês de veículos elétricos premium, que é apoiado pela Changan, Huawei e CATL, mostrou-nos protótipos camuflados de um novo SUV eletrificado que, segundo os rumores, se chamará Avatr 15. O teaser revela a postura elevada do novo Avatr, que adota um estilo familiar. Os faróis divididos parecem uma versão evoluída dos do Avatr 11, enquanto os farolins traseiros finos se assemelham ao mais elegante Avatr 12. Nas fotografias oficiais, podemos ver um protótipo com câmaras que substituem os espelhos e outro com espelhos convencionais.
A camuflagem impede-nos de ver se o SUV virá sem vidro traseiro, seguindo o exemplo do Avatr 12. Também não é claro se o novo modelo irá adotar o visor montado no capô dos seus “parceiros” de gama, como forma de comunicação com outros utentes da estrada.
Um dos protótipos está equipado com um toldo retrátil, um suporte de tejadilho e um engate de reboque, o que transmite o seu carácter aventureiro em combinação com a generosa distância ao solo. A camuflagem revela algumas informações adicionais, como o tamanho das jantes de liga leve (22″) e o local da sessão fotográfica (Mongólia).
De acordo com a imprensa chinesa, o Avatr 15 será lançado no segundo trimestre de 2024, como um rival do Tesla Model Y. Como tal, espera-se que seja mais pequeno do que o Avatr 11, com 4.880 mm de comprimento, e o Avatr 12, com 5.020 mm de comprimento.
Para além deste SUV, a Avatr está também a trabalhar noutro modelo, que poderá adotar um estilo de carroçaria de baixa inclinação, visando o Tesla Model 3. Quanto às opções de motor, foi comunicado que a Avatr irá oferecer variantes EREV (extensor de autonomia) de toda a sua gama, juntamente com os VEB existentes, numa tentativa de aumentar as vendas.