A Skoda assume confiança inabalável nas potencialidades do seu primeiro SUV “a sério”, no mercado desde 2016. E tem motivos para estar otimista com esta segunda geração do Kodiaq: tem imagem impactante, sete lugares, ampla bagageira, equipamento generoso e mecânicas competentes. Chega em junho.
O novo Kodiaq tem por base uma evolução da plataforma MQB, mantendo as opções a gasolina e as Diesel, às quais acrescenta opções mild-hybrid e plug-in hybrid. A versão PHEV junta um motor 1.5 TSI Evo 2 com um só motor elétrico para uma potência total de 204 CV e uma autonomia elétrica de mais de 100 km.
Entre os trunfos, o design sofisticado e as proporções mais apreciadas do momento, e também conteúdos bastante apreciados, como o equipamento tecnologicamente evoluído, o rigor de construção e o espaço abundante reconhecido aos automóveis da Skoda.
Leia também: Škoda já produziu 3 milhões de SUV. Sabe qual foi o primeiro?
O Kodiaq mede 4,7 metros de comprimento, cresceu apenas 61 mm na mudança de geração, e no interior poderá dispor de cinco ou sete lugares em duas ou três filas de bancos, beneficiando, em ambas as variantes, da ampla distância entre eixos: progrediu 3 mm para um total de 2791 mm.
A conceção do painel de bordo e da generalidade dos componentes e revestimentos é convincente, e harmoniza-se com a cada vez mais importante tecnologia de infoentretenimento e conectividade. Em ambos os tablier, destaque para o painel de instrumentos digital de 10,25″, para o visor head-up display e para o ecrã de infotainment de 12,9″. Outra novidade é o facto do comando da caixa de velocidades passar a estar integrado na coluna de direção, de forma a libertar espaço para arrumações na consola central.
Há uma nova abordagem aos comandos comuns destes novos Skoda. Chamam-se Smarts Dials e são três botões rotativos, alinhados com outros tantos ecrãs digitais de 32 mm, permitem um acesso intuitivo a várias funções do veículo.
Entre eles contam-se a climatização, aumentar ou diminuir o mapa do sistema de navegação ou volume do rádio, e seleccionar os modos de condução. Outra novidade é o sistema de carregamento sem fios para telemóvel a 15 watts, podendo ser carregados dois ao mesmo tempo no Kodiaq. Os ocupantes beneficiam ainda até quatro portas USB-C com uma potência de 45 watts, bem como uma entrada de 15 watts no espelho retrovisor.
O lançamento comercial do novo Skoda Kodiaq em Portugal arranca no próximo mês de junho com as versões 2.0 TDI de 150 cv e 1.5 TSI de 150 cv, por preços a partir de 41.500 € e 46.000 €, respetivamente. O Kodiaq PHEV chegará apenas no terceiros trimestre 2024, ainda sem preços indicativos.