fbpx




O SUV do fabricante de automóveis checo viu as suas dimensões aumentadas e apresenta os primeiros elementos de design Modern Solid. O novo Kodiaq está equipado com sistemas de infotainment de última geração, incluindo um ecrã de 13 polegadas e um head-up display opcional.

O Škoda Smart Dials com controlos táteis e o Virtual Cockpit de 10,25 polegadas são de série. O sistema de controlo por voz tornar-se-á ainda mais avançado com a integração de ChatGPT baseado em Inteligência Artificial (IA).

O SUV da Škoda adota, também, um novo interior baseado em Design Selections. Os motores têm potências de 150 cv a 204 cv e surgem sempre associados à transmissão automática DSG. A gama de motores inclui agora também uma versão híbrida plug-in com uma autonomia elétrica para 121 quilómetros e uma versão de entrada com motorização mild hybrid. As mais recentes gerações de faróis LED Matrix, com uma potência luminosa significativamente superior, e o sistema Dynammic Chassis Control (DCC Plus) fazem também a sua estreia. Todos os preços no final deste Comunicado.

A Škoda está a utilizar a mais recente versão do seu grupo propulsor híbrido plug-in para eletrificar a segunda geração do Kodiaq. Este motor é composto por uma unidade 1.5 TSI de 150 CV que, em conjunto com um motor elétrico, produz uma potência de 204 CV, transmitida às rodas dianteiras através da caixa automática DSG de 6 velocidades. A nova bateria de alta tensão permite uma autonomia puramente elétrica de até 121 quilómetros (ciclo WLTP), bem como um consumo homologado de 0,4 l/100 km (emissões de CO2 de 9 g/km).

Além do Kodiaq iV, a segunda geração do SUV está disponível em Portugal com um motor a gasolina e um Diesel, todos ligados a uma caixa DSG de 7 velocidades. A versão de entrada 1.5 TSI a gasolina com 150 cv é a primeira da gama a apresentar a tecnologia mild-hybrid, utilizando um gerador de arranque de 48 volts e uma bateria de iões de lítio de 48 volts.

A energia recuperada durante a travagem pode apoiar o motor a combustão interna com um aumento de potência elétrica ou permitir que o SUV role em marcha lenta com o motor completamente desligado. O motor pertence à mais recente série de motores EA 211 evo2, funcionando em ciclo Miller, eficiente em termos de combustível, e equipado com um turbocompressor que utiliza turbinas de geometria variável.

O motor 1.5 TSI, com tecnologia mild-hybrid integrada, também possui tecnologia de cilindros ativos (ACT+) de última geração. A variante Diesel 2.0 TDI (disponível posteriormente) debita 150 cv e cumpre a norma de emissões Euro 6e. Dando ênfase à eficiência e ao bom funcionamento, todos os motores do Kodiaq de segunda geração foram concebidos para o condutor exigente.

Preços recomendados em Portugal:
Kodiaq 1.5 TSI mHEV DSG 150 cv (7 lugares) – 43.453 euros
Kodiaq 1.5 TSI PHEV DSG (204 cv) – 46.046 euros
Kodiaq 1.5 TSI mHEV DSG 150 cv Sportline (7 lugares) – 50.065 euros
Kodiaq 1.5 TSI PHEV DSG (204 cv) Sportline – 52.492 euros

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade