A Volvo está a preparar-se para o lançamento do novo ES90 totalmente elétrico, que terá lugar a 5 de março. O sedan definido por software será o Volvo mais potente de sempre em termos de capacidade de computação central e promete oferecer uma autonomia de condução superior a 700 km.
Entretanto, a empresa também está a atualizar o sedan S90, assegurando que a opção ICE permanece disponível juntamente com o novo EV.
Após o teaser original do ano passado, a Volvo partilhou fotografias adicionais do ES90, revelando uma disposição não convencional de faróis traseiros divididos na traseira. Apesar da silhueta clássica de um sedan de três caixas, o EV apresenta LEDs adicionais nos lados do vidro traseiro, complementando as luzes traseiras principais na posição tradicional.
Os teasers anteriores mostraram a linha de tejadilho elegante do ES90, a estufa familiar, os puxadores das portas embutidos e um LiDar montado no tejadilho. Espera-se que a parte dianteira se assemelhe ao EX90, com os faróis LED “martelo de Thor” caraterísticos da Volvo.
A Volvo confirmou que o novo modelo será equipado com um sistema de 800 volts, o que lhe confere a maior autonomia e os tempos de carregamento mais rápidos da sua gama de veículos elétricos.
Para além de oferecer uma autonomia WLTP estimada em mais de 700 km, o conjunto de baterias do ES90 será compatível com um carregamento de 350 kW e disporá de um novo software de gestão da bateria. Como resultado, será capaz de ganhar 300 km (186 milhas) de autonomia em apenas 10 minutos de carregamento, enquanto uma carga de 10-80% será concluída em 20 minutos.
A Volvo também mencionou que os motores elétricos serão mais leves, sem entrar em detalhes sobre a potência combinada. Em termos de sustentabilidade, o ES90 utilizará materiais reciclados e naturais na sua produção. Além disso, a empresa será transparente quanto à origem dos metais raros utilizados na bateria e à sua pegada de carbono.
O ES90 é construído com base na arquitetura SPA2 que já é utilizada pelo EX90, embora a nova plataforma SPA3 seja lançada com o EX60 em 2026. O sedan elétrico será o primeiro Volvo a apresentar uma configuração dupla Nvidia Drive AGX Orin, o que lhe confere a maior capacidade de computação central da gama da marca.
Esta configuração será também introduzida no EX90, com os clientes atuais a receberem uma atualização gratuita. O sistema suporta funcionalidades e sensores de segurança ativa baseados em IA, contribuindo para a “Tecnologia Safe Space” da Volvo. Em termos de hardware de sensores, o ES90 estará equipado com um LiDar, cinco radares, oito câmaras, doze sensores ultra-sónicos e um “sistema avançado de compreensão do condutor no interior do automóvel”.
Juntamente com o ES90, a Volvo está a desenvolver uma versão fortemente atualizada do sedan movido a ICE, um dos cinco novos produtos planeados para 2025. Fotografias divulgadas revelam um redesenho completo das extremidades dianteira e traseira, dando ao modelo clássico uma aparência nova e moderna. Lançado originalmente em 2016 com uma pequena atualização em 2020, o facelift do S90 prolonga o seu ciclo de vida como alternativa à crescente linha elétrica da Volvo.
Ao estender o ciclo de vida de seus modelos mais antigos movidos a ICE, a Volvo está oferecendo opções alternativas ao lado de sua crescente linha elétrica, especialmente depois de se afastar de seu objetivo de se tornar uma marca exclusivamente EV até 2030.