Revistacarros

Novo Renault Talisman chega no verão

A Renault renovou o Talisman, que inclui um design revisto, um sistema multimedia Renault Easy Link, novos sistemas de assistência à condução e chassis 4Control de quatro rodas direcionais e amortecimento pilotado.
Exteriormente, o novo Talisman, que começa a ser comercializado no verão, distingue-se pela grelha dianteira que recebe uma lâmina transversal cromada, um novo desenho do pára-choques e iluminação 100% LED, com tecnologia LED MATRIX Vision, enquanto os piscas são dinâmicos e também LED. As luzes diurnas têm a forma de um C, uma marca de identidade da gama da Renault. Na traseira, os faróis 100% LED têm um contorno cromado e integram os piscas dinâmicos.


O habitáculo conta com um nível de acabamento cuidado, destacando-se a decoração cromada na consola central e os novos acabamentos em madeira na versão INITIALE PARIS. Para personalizar o habitáculo é possível escolher oito ambientes luminosos, através das regulações do MULTI-SENSE.
O painel de bordo dispõe de um ecrã digital de 10,2’’, totalmente configurável através das regulações do MULTI-SENSE, sendo possível personalizar a experiência de condução com, por exemplo, a integração da navegação GPS no painel de instrumentos.
O novo Talisman dispõe de um suporte para o carregamento por indução do smartphone e os comandos de ventilação integram a afixação digital da temperatura selecionada. O novo botão ‘Auto-Hold’ permite manter o automóvel parado, mesmo sem ter sido acionado o travão de mão. Para melhorar a ergonomia, o comando do regulador de velocidade passa a estar disponível diretamente no volante.

Conectividade

O Talisman é o segundo modelo da Renault a receber a tecnologia LED Matrix Vision, um sistema de iluminação adaptativo e inteligente (o raio luminoso adapta-se constantemente em função do tráfego) incrementa em 50% a iluminação em comparação com os faróis de LED tradicionais. Com o sistema LED MATRIX VISION, a visibilidade é de 220 m contra os 175 m das versões anteriores.
Para uma condução ainda mais conectada, a renovada berlina da marca francesa recebe o ecossistema Renault EASY CONNECT, que agrupa um universo de aplicações como o MY Renault, o novo sistema multimédia Renault EASY LINK e serviços conectados como a atualização automática e a gestão do automóvel à distância.
O sistema multimédia Renault EASY LINK, com o ecrã de 9,3’’ em formato vertical, é totalmente compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay, enquanto a navegação integra a procura de moradas através do Google, o preço dos combustíveis e a informação de tráfego em tempo real. Por outro lado, o sistema áudio premium Bose, de 13 altifalantes, está disponível de série na versão INITIALE PARIS.

Assistência à condução

O novo Talisman passa a dispor de novas tecnologias de assistência à condução, incluindo sistemas de condução autónoma de nível 2. O Assistente de Trânsito e Autoestrada combina o regulador de velocidade adaptativo, com a assistência na centragem na via, que funciona mesmo em curva. Este sistema funciona entre os 0 e os 160 km/h e não só mantém a distância de segurança em relação aos veículos que o precedem, como permite parar e arrancar, num prazo máximo de 3 segundos, sem ação do condutor. O sistema de travagem ativo de emergência AEBS dispõe, agora, da deteção de peões e de ciclistas.
Além das novas funções, o Talisman mantém as ajudas que tornam a condução mais segura e mais confortável, como o alerta de transposição involuntária de faixa (Lane Departure Warning), completado com o assistente de manutenção na via (Lane Keeping Assist), o alerta de sonolência e o detetor de ângulo morto, que passa a utilizar dois radares na traseira do automóvel (Rear Cross Trafic Alert).
Para garantir uma condução mais dinâmica, o Talisman conta com o chassis 4Control, que gere automaticamente o ângulo de viragem das rodas traseiras, oferecendo uma precisão de trajetória única para um automóvel destas dimensões. O chassis 4CONTROL está ligado ao amortecimento pilotado que assegura a otimização da estabilidade e do conforto, ao adaptar, em permanência, a resposta dos amortecedores.
No capítulo mecânico, a gama recebe as mais recentes gerações de motores a gasolina e Diesel da gama Renault. Todos os motores Tce, a gasolina, integram um filtro de partículas e os motores Diesel Blue dCi estão equipados com a tecnologia de despoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injeção de AdBlue para a redução das emissões de NOx. A oferta a gasolina compreende um motor turbo de injeção direta de 1,3 litros com 160 cv e um bloco turbo de injeção direta com 225 cv. No que se refere aos propulsores diesel, a marca francesa propõe o novo quatro cilindros de 1,7 litros com níveis de potência de 120 cv e 150 cv.

Exit mobile version