A Porsche revelou o novo porta-estandarte do seu portefólio de veículos elétricos, o Taycan Turbo GT.
A versão mais potente e dinâmica do sedan desportivo totalmente elétrico produz até 1.108 CV e é abençoada com uma série de atualizações aerodinâmicas e de chassis, em linha com o legado dos modelos GT da Porsche. Além disso, o pacote Weissach, opcional, reduz o peso, transformando-o num verdadeiro monstro de pista com dois lugares.
O Taycan Turbo GT está equipado com uma versão melhorada da cadeia cinemática de dois motores que se encontra no Taycan Turbo S. Os engenheiros da marca adicionaram um novo motor elétrico traseiro controlado por um “inversor de impulsos mais potente e eficiente”, utilizando carboneto de silício como material semicondutor. Também melhoraram a relação de transmissão e a “robustez” da caixa de velocidades.
Como resultado, a potência combinada é de 1.033 CV que sobe, quando o controlo de arranque é ativado, para os 1.108 CV que estão disponíveis durante dois segundos. Este número confere ao Taycan Turbo GT o título de Porsche de produção em série mais potente de todos os tempos, ultrapassando todas as outras versões do Taycan e o próprio 918 Spyder. Quanto ao valor do binário, este chega a uns portentosos 1340 Nm.
Este Porsche acelera de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos, ou 2,1 segundos quando equipado com o pacote opcional Weissach. Da mesma forma, os 0 aos 200 km/h é completado em 6,6 segundos ou 6,4 segundos, respetivamente, enquanto a velocidade máxima é de 306 km/h.
Outro destaque é o Modo de Ataque que desbloqueia uma potência extra de 163 CV durante 10 segundos, inspirado nos pilotos de Fórmula E. O Taycan de série já vinha com uma função “push-to-pass”, mas o Modo de Ataque oferece mais potência e é mais fácil de ativar e desativar utilizando a patilha do lado direito.
Outro destaque é o acabamento em fibra de carbono nos pilares B, combinado com as incrustações nas saias laterais e nas capas dos espelhos retrovisores.
Mais importante ainda, existe um novo conjunto de jantes forjadas de 21″ com pneus mais aderentes. Para além de poupar peso, os raios das jantes foram concebidos para melhorar o arrefecimento dos travões de cerâmica da Porsche, realçados pelas pinças Victory Gold. O sistema de travagem mais forte é combinado com uma afinação específica do Turbo GT para a suspensão Porsche Active Ride de série.
No interior, a Porsche optou por estofos em Race-Tex e pele preta para os bancos desportivos adaptativos ajustáveis em 18 direções e para o volante GT Sport. O emblema do Turbo GT pode ser encontrado nos apoios de cabeça e na consola central. O habitáculo com temática escura pode ser opcionalmente apimentado com tons contrastantes de Azul Volt ou Prata GT, juntamente com diferentes tonalidades para as costuras contrastantes.
O pacote Weissach elimina os bancos traseiros, o relógio analógico, os tapetes do chão e da bagageira e parte do material de isolamento, para reduzir ao máximo o peso. A Porsche foi ao ponto de manter apenas uma única tomada de carregamento no lado do passageiro, que agora é aberta manualmente, e utilizou um material mais leve para a bagageira. Além disso, o Sound Package Plus elimina o sistema Bose Surround Sound e acrescenta vidros especiais com isolamento acústico e térmico. Como resultado, o Taycan Turbo GT é até 71 kg mais leve do que o Taycan Turbo S.