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Novo Porsche 911 GT3 RS promete “altos vôos”

A Porsche revelou o novo 911 GT3 RS, versão de alta performance, com 525 CV, homologada para estrada e dispondo de múltiplas tecnologias, peças e componentes provenientes da experiência da marca alemã no desporto automóvel, com destaque para o motor atmosférico com desenvolvimento baseado na competição e de baixo peso, o sistema de refrigeração e a aerodinâmica, os principais órgãos que fazem a ligação ao ‘irmão de corrida’ GT3 R.

A base para um aumento significativo da performance é o conceito de radiador central, uma ideia utilizada pela primeira vez no 911 RSR, vencedor da sua classe em Le Mans, e subsequentemente no 911 GT3 R. Ao invés do esquema de três radiadores utilizados em veículos anteriores, o novo 911 GT3 RS recorre a um radiador central de grandes dimensões na dianteira do veículo, posicionado no local onde, nos restantes modelos 911, se encontra a bagageira.

Esta solução tornou possível utilizar o espaço livre nas laterais para integrar elementos aerodinâmicos ativos. Elementos continuamente ajustáveis na dianteira e na asa traseira que, em combinação com uma série de outras soluções aerodinâmicas, proporcionam 409 kg de downforce a uma velocidade de 200 km/h que permite ao novo 911 GT3 RS gerar duas vezes mais downforce do que o antecessor da geração 991.2, e três vezes mais do que um 911 GT3 atual. A 285 km/h, chega aos 860 kg de força descendente.

O motor atmosférico de 4 litros foi melhorado comparativamente ao do 911 GT3 e o mesmo para a caixa PDK de sete velocidades, com relações mais curtas. O aumento de potência para 525 CV é conseguido através de novas árvores de cames com perfis modificados. Com isso, o novo 911 GT3 RS acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 296 km/h.

No eixo dianteiro são utilizados discos de travão com 408 mm de diâmetro e pinças monobloco em alumínio com 6 êmbolos. Comparando com o 911 GT3, o diâmetro dos êmbolos passou de 34 para 36 mm. O eixo traseiro é equipado com discos de travão de 380 mm e pinças fixas de 4 êmbolos. O sistema de travagem Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), disponível como opcional, conta com discos de 410 mm no eixo dianteiro e 390 mm no eixo traseiro.

O novo 911 GT3 RS está equipado de série com jantes forjadas e aperto central. Os pneus desportivos homologados para estrada – 275/35 R20 na dianteira e 335/30 R21 na traseira – asseguram elevados níveis de aderência.
Devido a uma série de elementos de construção de baixo peso com a utilização extensiva de CFRP, como exemplo, as portas, elementos aerodinâmicos dianteiros, tejadilho e capot, o 911 GT3 RS pesa 1450 kg (peso em vazio de acordo com DIN). Aquele material é também utilizado no interior, nas bacquets integrais.
O novo 911 GT3 RS está disponível, por encomenda, com preço desde 291.833 euros.

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