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Para celebrar os 25 anos do seu ícone moderno, o GT3, a Porsche revelou o novo 2025 911 GT3. Este modelo, o 992.2, é uma atualização subtil em relação à versão anterior, e continua a ter como “cereja no topo do bolo”, um flat-six naturalmente aspirado com 502 CV às 9.000 rpm.

A Porsche tem um novo grupo motopropulsor híbrido para o 911, mas o GT3 continua a ser alimentado exclusivamente por combustão interna.
Não é um feito fácil, uma vez que as normas de emissões actuais são muito mais rigorosas do que antes. O motor tem agora dois filtros de partículas e quatro conversores catalíticos. Para aumentar o entusiasmo face ao seu novo equipamento de emissões, o motor também recebe árvores de cames atualizadas do GT3 RS, novos corpos de acelerador, novos arrefecedores de óleo e cabeças revistas. Tal como antes, o motor está associado a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem, mas a caixa manual tem agora uma relação final mais curta.

Para a suspensão dianteira, a marca aplicou alguns truques aprendidos com o GT3 RS. Alguns dos braços da suspensão têm uma forma de aerofólio, o que melhora a força descendente na frente e o arrefecimento dos travões. O braço dianteiro também tem um ponto de montagem mais baixo, o que reduz o mergulho durante a travagem, ajudando a garantir uma plataforma aerodinâmica estável da frente para trás. Os novos faróis do 911 permitiram entradas de ar mais largas à frente. Para equilibrar o aumento da força descendente dianteira, a Porsche ajustou o difusor, a tampa do motor e as entradas de ar.

Também há pneus novos, com 255/35ZR20 à frente e 315/30ZR21 atrás. A Porsche afirma que a nova borracha ajuda a melhorar o desempenho em tempo de chuva e que também está disponível um pneu mais aderente para pista.
O Pacote Weissach, disponível nos modelos Porsche RS há alguns anos, também passa a estar disponível para o GT3. Recebe um tejadilho em fibra de carbono, barras estabilizadoras, drop links, painel de corte, chapas de extremidade e capas dos espelhos. Isto também permite obter jantes de magnésio mais leves.

No interior, existem muitas das mesmas alterações do novo 911 Carrera, mas o GT3 mantém a ignição com chave em vez do arranque por botão. Existe um novo design de bancos de balde em fibra de carbono com encostos rebatíveis e aquecimento opcional e, no GT3 Touring, pode optar por bancos traseiros pela primeira vez em qualquer GT3. Passa a ter dois bancos extra atrás, com Isofix e tudo, fazendo com que seja possível levar as crianças a dar uma volta neste 911 mais “louco”.

Ricardo Carvalho

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