O gigante das baterias CATL introduziu um novo chassis tipo skate para veículos elétricos, centrado em proporcionar a máxima segurança para a bateria.
O chassis CATL Bedrock sobreviveu a uma exigente colisão frontal a 120 km/h contra um poste sem se incendiar ou explodir, estabelecendo (de acordo com a empresa) novos padrões de segurança para os futuros veículos elétricos.
O chassis integra as células da bateria, apresentando uma “estrutura tridimensional biomimética em forma de carapaça de tartaruga” e uma “película de isolamento absorvente de energia de elevada ductilidade”. Para a sua construção, a CATL utilizou aço moldado a quente de qualidade submarina, liga de alumínio de qualidade aeroespacial e múltiplas estruturas de barreira, tornando-o tão rígido quanto possível.
Além disso, o circuito de alta tensão da bateria está a ser desligado em 0,01 segundos após o impacto, com a descarga a ser concluída em 0,2 segundos.
Graças à sua conceção, o chassis Bedrock é capaz de absorver 85% da energia de colisão do veículo, o que representa uma melhoria significativa em comparação com os 60% de um chassis tradicional. Isto é importante em colisões tão exigentes como o teste de colisão frontal com postes, que simula o impacto com árvores, postes elétricos ou animais.
De acordo com a CATL, o teste de colisão com postes a 120 km/h gera 21 vezes mais energia em comparação com o teste de impacto frontal de largura total a 56 km/h, que é atualmente a norma no C-NCAP (Programa de Avaliação de Novos Veículos da China).
Para além do teste a 120 km/h, as células da bateria foram submetidas a testes de impacto a alta velocidade a 60 km/h, testes de flexão a 90 graus e testes de serragem, provando a sua resistência a incendiar-se ou explodir.