Surgiram novas imagens do Mercedes GLC totalmente elétrico, revelando mais detalhes sobre o novo SUV que deverá chegar em 2026.
Em contraste com as fotos de protótipos que vimos anteriormente, estas novas imagens revelam um carro que está muito mais próximo da produção, com uma série de mudanças substanciais no design da parte frontal do carro.
Isto inclui novos faróis, que parecem mais pequenos e mais baixos. Estes estão mais de acordo com os modelos a combustão existentes e dão-nos a impressão de que o GLC terá um design menos distinto do “EV”.
Para além da parte dianteira, a carroçaria do automóvel parece fundamentalmente a mesma dos primeiros protótipos. Isto significa que o GLC elétrico tem um design mais tradicional de duas caixas com um capot mais longo do que os SUVs EQE e EQS maiores.
Apesar de se chamar GLC, esta nova variante elétrica não irá substituir o modelo a combustão existente, mas sim situar-se ao lado deste na gama. Em vez disso, substituirá o primeiro veículo elétrico produzido em massa da Merc, o EQC, que foi inicialmente lançado em 2019.
Na verdade, o GLC EV elétrico partilhará muito pouco com o seu irmão com motor de combustão e, em vez disso, utilizará um chassis EV personalizado. Este será baseado na nova arquitetura MB.EA da Mercedes, que também servirá de base a um novo Classe C totalmente elétrico.
A plataforma flexível MB.EA daria ao novo GLC uma base mais eficiente para trabalhar em comparação com o modelo de primeira geração e permitiria a utilização de baterias e motores elétricos mais avançados. Espera-se também que apresente uma arquitetura eléctrica de 800V, tal como o Porsche Macan Electric, o que ajudaria tanto no carregamento como no desempenho.
O resultado deverá ser uma melhoria substancial da autonomia de 255 milhas do atual EQC. O EQC vem equipado de série com motores duplos e tração integral, mas as variantes de motor único podem servir de ponto de entrada para a nova gama GLC eléctrica, como é o caso do Mercedes EQE SUV e dos recentemente renovados EQA e EQB.
A maior parte da gama continuará a ter motores duplos, especialmente a versão AMG que já espiámos anteriormente. Os GLCs da Mercedes-AMG também apresentavam um capot saliente, um para-choques dianteiro agressivo e grandes discos de travão ventilados que se encontram atrás de jantes ainda maiores.
A AMG terá certamente efetuado alguns ajustes no chassis e baixado também a altura de condução. A camuflagem pesada esconde quaisquer alterações de estilo adicionais, mas a extremidade dianteira irá provavelmente apresentar alguns suportes verticais para evocar a grelha “Panamericana” nos automóveis com motor de combustão da AMG.
O novo GLC também vai estrear uma nova geração de interfaces digitais e design interior da Mercedes, e será otimizado para acomodar cinco passageiros.