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A Mercedes-Benz desvendou as primeiras imagens da nova geração do Classe E, modelo do qual já havia mostrado o tablier.

A ideia é fazer a ponte entre o que é tradicional e o que é digital, sendo que a marca alemã promete muito e uma enorme experiência imersiva, interativa e inteligente.

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Esteticamente, o modelo mantém as proporções clássicas de uma berlina de três volumes, com um capô longo e uma mala prolongada. O comprimento é de 4,95 m, a largura de 1,88 m e a altura chega aos 1,69 m. O coeficiente aerodinâmico é semelhante ao do anterior e chega aos 0,23. O espaço interior aumentou, ma a bagageira manteve a mesma capacidade de 540 litros. O design traseiro muda essencialmente ao nível dos farolins, mas a secção dianteira acaba por ser bastante diferente, sem deixar de ser um Mercedes.


No habitáculo, a principal novidade consiste no painel de instrumentos digital. Se estiver equipado com o ecrã opcional do passageiro, a extensa superfície vidrada do MBUX Superscreen prolonga-se até ao ecrã central.
Os modelos sem ecrã do passageiro dispõem de um grande painel que se estende até ao meio. O ecrã central dá a sensação de flutuar por cima da superfície côncava daquele painel.


O Mercedes-Benz Classe E vai ser proposto na Europa com seis motorizações eletrificadas, sendo que metade delas possuem tecnologia micro-híbrida e as restantes são híbridas com bateria recarregável (PHEV).
A oferta a gasolina assenta no bloco de 1999 cc (E 200), que desenvolve uma potência de 204 CV e um binário de 320 Nm, acrescendo 23 CV e 203 Nm por parte do sistema híbrido ligeiro (mild-hybrid). A opção Diesel mantém-se disponível, nas versões E 220 d e E 220 d 4MATIC, baseadas no bloco de 1993 cc, que oferece uma potência de 197 CV e um binário de 440 Nm, enquanto o sistema micro-híbrido contribui com um acréscimo de 23 CV de potência e 205 Nm de binário.

No que se refere à oferta híbrida com bateria recarregável externamente, esta combina um motor de combustão de 1999 cc que desenvolve uma potência de 204 CV nas versões E 300e e E 300e 4MATIC ou 252 CV na E 400 e 4MATIC, com um motor elétrico de debita uma potência de 129 CV (95 kW). A linha motriz integra ainda uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 25,4 kWh, a qual permite percorrer mais de cem quilómetros em modo elétrico, segundo ciclo WLTP.

Em opção está disponível o pacote Technology, que compreende o sistema de suspensão pneumática Airmatic com a o sistema ADS+ que ajusta continuamente o amortecimento e o eixo traseiro direcional. Este último também integra a lista de opcionais e oferece um ângulo de viragem de 4,5 graus na traseira, reduzindo a distância de viragem das rodas até 90 centímetros.

Ricardo Carvalho

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