A Mercedes-Benz desvendou o novo CLA, um modelo que oferece mais em todos os aspetos: mais espaço, mais requinte, mais conforto, mais inteligência e mais eficiência em comparação com o seu antecessor.
É o automóvel mais inteligente que a Mercedes-Benz alguma vez produziu – e o primeiro modelo de uma família de veículos completamente nova. Cada novo modelo estará disponível com propulsão eléctrica e híbrida de alta tecnologia. A estreia é feita pelo CLA totalmente elétrico.
É o primeiro modelo a funcionar totalmente com o Sistema Operativo Mercedes-Benz (MB.OS), desenvolvido internamente, tornando-o no Mercedes-Benz mais inteligente de sempre. O novo sistema melhorado por IA torna possível equipar cada veículo com um supercomputador ligado à Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isto permite actualizações regulares over-the-air para as funções mais importantes do veículo, incluindo, pela primeira vez, os sistemas de assistência à condução. Isto mantém o CLA atualizado e atraente durante muitos anos.
O MB.OS marca o início da quarta geração MBUX. O MBUX Superscreen é alimentado por chips de alto desempenho de última geração e gráficos em tempo real do motor Unity. O novo conceito de controlo e visualização é adaptado às preferências individuais de cada um. O MBUX Zero Layer desenvolvido no ecrã central mostra as informações mais importantes, sugestões e, pela primeira vez, as aplicações utilizadas mais recentemente.
Na vista de aplicações, as aplicações podem agora ser movidas e agrupadas em pastas nomeadas individualmente, à semelhança do que acontece num smartphone. Quando uma aplicação está aberta, basta deslizar o dedo para a esquerda para regressar à vista de aplicações. Outro deslize leva o utilizador de volta à Camada Zero. Em alternativa, o utilizador pode ainda ir diretamente para a Camada Zero em qualquer altura através do botão Home.
A pegada de carbono do novo CLA totalmente elétrico é reduzida em 40 por cento ao longo de toda a cadeia de valor, em comparação com o seu antecessor não eletrificado. Com um consumo reduzido e uma autonomia impressionante neste segmento, o CLA está a levar a mobilidade elétrica na vida quotidiana a um novo nível. Os primeiros modelos a chegar ao mercado são o CLA 250+ elétrico e o CLA 350 4MATIC também elétrico. A autonomia promete ser de até 792 quilómetros de acordo com o WLTP. O CLA 250+ de 200 kW (272 CV) com EQ Technology oferece um grande raio de ação. O CLA 350 4MATIC com EQ Technology com 260 kW (353 CV) está posicionado como a versão de desempenho no topo da gama. O sistema de 800 volts pode reduzir significativamente o tempo de carregamento em conjunto com a nova geração de baterias. O CLA 250+ com EQ Technology pode ser recarregado para uma autonomia de até 325 quilómetros em dez minutos. O CLA 250+ e o CLA 350 4MATIC podem ser recarregados até 320 kW.
Os novos modelos totalmente elétricos apresentam a variante de topo das baterias de iões de lítio com um conteúdo de energia utilizável de 85 kWh. As células têm ânodos que misturam óxido de silício com grafite. Em comparação com a bateria anterior com ânodos de grafite convencionais, a densidade de energia gravimétrica foi aumentada até 20 por cento.
A densidade de energia volumétrica da química da célula é de 680 Wh/l. A caixa de duas velocidades da transmissão principal no eixo traseiro combina dinamismo com um elevado rendimento em todas as situações. A primeira velocidade permite uma excelente aceleração desde o início e uma elevada capacidade de tração. Oferece igualmente uma grande eficácia no tráfego urbano.
A segunda velocidade foi concebida para fornecer potência a velocidades elevadas e um elevado rendimento em autoestrada. Garante uma autonomia excecional e um conforto em longas distâncias. A velocidade máxima também é atingida na segunda velocidade.
O interior oferece uma nova experiência de luxo nesta classe de veículos. O design segue o princípio da redução ao essencial. Não dá ênfase à estrutura subjacente e concentra-se em alguns elementos icónicos de alta tecnologia. O destaque é o MBUX Superscreen opcional e flutuante, que se estende por toda a largura do interior. Atrás de uma grande superfície de vidro estão o ecrã do condutor de 26 centímetros (10,25 polegadas) e o ecrã central de 35,6 centímetros (14 polegadas). Após o lançamento do CLA no mercado, o MBUX Superscreen estará disponível como opção, com um ecrã adicional de 35,6 centímetros (14 polegadas) para o passageiro da frente.
