Já passaram quatro meses desde que a Mazda apresentou o elegante EZ-6 no Salão Automóvel de Pequim, anunciando inicialmente que seria vendido exclusivamente no mercado chinês. No entanto, a marca mudou de ideias e vai agora oferecer o sedan eletrificado como um modelo global.
A Mazda disse que o EZ-6 será lançado no outono de 2024, atingindo inicialmente os mercados chinês e europeu. A marca japonesa não especificou quais os países europeus que terão o EZ-6, nem confirmou a sua disponibilidade fora da China e da Europa. Embora não tenha havido qualquer menção aos EUA, não se espera que o modelo seja vendido aqui.
Embora o EZ-6 possa parecer uma criação pura da Mazda e atue como um sucessor espiritual do Mazda6 descontinuado, os seus fundamentos revelam uma narrativa diferente. Partilha a plataforma EPA1 com o Deepal SL03, um sedan elétrico chinês produzido pelo parceiro de joint venture da Mazda, Changan, que oferece opções BEV e extensor de autonomia.
Curiosamente, sabemos que a Mazda vai vender o EZ-6 com ambos os motores na China, mas ainda não está claro se o extensor de autonomia será oferecido noutros mercados, como a Europa. Espera-se que o modelo BEV ofereça uma autonomia de aproximadamente 373 milhas (600 km), enquanto a versão com extensor de autonomia deverá exceder as 621 milhas (1.000 km) com um único depósito de combustível.
Os detalhes oficiais do desempenho não foram divulgados. No entanto, é seguro assumir que o EZ-6 terá especificações muito semelhantes às do Deepal SL03 do mercado chinês.
Isto significa que os modelos EV poderão ser oferecidos com baterias de 58,9 kWh e 66,8 kWh, que, na versão standard, acionam um único motor elétrico que produz 215 CV e 320 Nm de binário. Uma versão mais potente, com 255 CV e 320 Nm, também está disponível no SL03.