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A quarta geração do Ypsilon utiliza o hardware familiar do grupo Stellantis, que partilha com o Peugeot 208 e o Opel Corsa.

No entanto, distingue-se pelos painéis da carroçaria e pelo design interior de estilo único, acrescentando uma forte dose de estilo italiano à mistura.
O modelo sub-compacto foi apresentado na edição de lançamento exclusiva para veículos eléctricos, denominada Cassina. A Lancia pretende produzir 1.906 “unidades numeradas e certificadas” do Ypsilon Cassina como homenagem ao ano de fundação da marca.

Servindo como o primeiro modelo de produção da nova linguagem de estilo da Lancia, o Ypsilon integra a versão iluminada da grelha “cálice” e faróis traseiros redondos inspirados no icónico Lancia Stratos. Estas características foram inicialmente antecipadas pelo conceito Pu+Ra HPE e tornar-se-ão padrão em todos os modelos futuros, incluindo o crossover Gamma e o hatchback Delta.

Outros destaques exteriores incluem os faróis poligonais montados mais abaixo do que o habitual no para-choques dianteiro e os detalhes em preto brilhante no exterior. Ainda assim, as proporções familiares, as capas dos espelhos retrovisores partilhadas e algumas partes de perfil, não conseguem esconder o facto do novo Ypsilon ser o irmão orgulhosamente italiano do Peugeot 208 e do Opel Corsa.

No interior, foi dado muita ênfase aos materiais de alta qualidade e às caraterísticas de design únicas, de modo a que o habitáculo se assemelhe a uma sala de estar italiana, pelo menos de acordo com a marca. Esta sensação é acentuada graças à colaboração com a Cassina, uma marca italiana de mobiliário topo de gama, que contribuiu para a escolha dos materiais e das cores. Destacam-se os bancos estofados a veludo com o nostálgico motivo “cannelloni” e a consola central circular que se assemelha a uma mesa de café.

O novo Ypsilon é também o primeiro modelo a introduzir o sistema de info-entretenimento SALA (Sound Air Light Augmentation), que será utilizado em toda a futura gama. O cockpit digital tem um layout de ecrã duplo, enquanto a esfera iluminada no topo do painel de instrumentos serve provavelmente como um assistente virtual melhorado por IA.
A versão totalmente eléctrica está equipada com um único motor elétrico montado à frente que produz 156 CV e 260 Nm de binário.

A energia é extraída de uma bateria de 51 kWh, oferecendo uma autonomia WLTP de até 403 km entre carregamentos. Estas especificações refletem as de vários Stellantis EVs, incluindo o Peugeot E-208 e o Opel Corsa Electric. O novo modelo da Lancia partilha a arquitetura eCMP com os superminis acima mencionados, o que explica o perfil familiar.
O hatchback elétrico será seguido por uma versão híbrida, que deverá herdar o motor turbo de 1,2 litros e três cilindros e sistema de 48V.

 

Ricardo Carvalho

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