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Novo IVECO S-WAY com versão a gás natural

O gás natural protagonizou o primeiro passo rumo ao transporte rodoviário sustentável. A considerável redução de emissões e o aumento de eficiência associadas, envolvendo custos muito competitivos em relação à respetiva versão diesel, tornam este veículo como a melhor opção para qualquer tipo de missão.

O IVECO S-WAY NP é a prova disso, com uma autonomia máxima de 1.600 km e 460 cv de potência, posicionando-se como o único veículo de transporte de mercadorias sustentável, combinando sustentabilidade e eficiência.

O novo IVECO S-WAY NP baseia-se na excelente performance sustentável da gama pesada com uma maior redução nas emissões, inerente ao motor IVECO Cursor Natural Power que emite 90% menos NO2, cerca de 95% menos partículas sólidas e 95% menos CO2, recorrendo ao biometano (well-to-whell). Tal consegue-se com a inclusão de um sistema de pós-tratamento exclusivo, assente num catalisador de 3 vias, sem EGR ou SCR, e graças à extraordinária eficiência de combustível resultante da tecnologia moderna do motor e da caixa de velocidades Hi-Tronix.

Com mais de 35.000 unidades comercializadas em todo o mundo, a IVECO é líder absoluta no mercado em tecnologia de veículos comerciais alimentados a gás natural, em todo o mundo. Para além disso, é a única marca fabricante a propor uma gama completa de modelos a gás natural, com 3 famílias de motores com potências de 136 a 460 cv, e uma oferta de produtos entre as 3,5 e as 50 toneladas, tanto em veículos comerciais ligeiros como veículos pesados para transporte de longa distância e autocarros.

O apoio das instituições para se alcançar uma mobilidade sustentável é demonstrado com a aprovação do Programa “Moves II”, idealizado pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico espanhol, que regulamentou um programa de incentivos à mobilidade eficiente e sustentável e que, entre outras ações, inclui a aquisição de veículos a energias alternativas, sejam eles veículos industriais ligeiros, médios e pesados, através de incentivos até aos 13.500 euros para camiões, dependendo do seu peso bruto.

Em complemento, a Europa também aposta fortemente no recurso ao gás natural através de um conjunto de novas iniciativas, como a que recentemente foi anunciada pelo Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digitais da Alemanha, ao alargar, por mais dois anos, a isenção total de pagamento de portagens a veículos a GNL e GNC. Por sua vez, a Itália ativou um novo desconto de 30% nas portagens para veículos a GNL e veículos elétricos, nas autoestradas A35 Brebemi e A58 Teem.

Com mais de 288 postos de GNL na Europa, dos quais mais de 60 em Espanha e Portugal, o processo e os tempos de reabastecimento para veículos a gás natural são os mesmos de um veículo convencional, podendo completar-se em dois ou três minutos. Para além disso, o custo por quilómetro dos veículos com este combustível é 30% menor do que uma equivalente proposta diesel.

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