A Mitsubishi acaba de confirmar o regresso do Grandis. Será um SUV compacto com motores híbridos e será montado em Espanha. Entre 2003 e 2011, a Mitsubishi teve um longo MPV na sua gama de modelos europeus, o Grandis.
O novo Grandis será um C-SUV que a Renault montará na sua fábrica de Valladolid juntamente com o modelo em que se baseia, o Renault Symbioz.
Ao Mitsubishi ASX (que é um Captur com logótipos da Mitsubishi) e ao já mencionado Colt, juntar-se-á este ano o Grandis como o terceiro modelo baseado na plataforma, motores e carroçaria da Renault.
Eis o que o futuro reserva à Nissan: seis novos modelos, redução de custos e um novo X-Trail até 2026.
O segundo SUV compacto a ser revelado pela Mitsubishi este ano será baseado no Renault Scenic E-Tech elétrico, embora nenhum nome tenha sido anunciado até agora.
De acordo com o construtor japonês, o novo Grandis “irá competir no maior segmento da Europa (C-SUV) e destina-se a famílias jovens e activas que necessitam de espaço e versatilidade num SUV compacto e eficiente, com tecnologia avançada e Google integrado”.
A Mitsubishi explica que o novo Grandis 2025 contará com a assinatura da marca na dianteira ‘Dynamic Shield’ e na traseira ‘Hexagon Horizon’, pelo que não estão descartadas alterações estéticas que irão – desta vez – diferenciar o Grandis do Symbioz para além dos logótipos, algo que não aconteceu no ASX ou no Colt.
A marca diz ainda que o Grandis terá um interior “espaçoso e versátil”, que será acompanhado por um “conjunto completo de tecnologias ADAS e de conetividade com Google integrado”.
Da mesma forma, a gama de motores será composta por motores híbridos, incluindo um híbrido suave (MHEV) e um híbrido não elétrico (HEV), pelo que o novo Mitsubishi Grandis 2025 terá a etiqueta ECO da DGT.
Este facto é notável, uma vez que a Mitsubishi confirmou que haverá uma versão híbrida ligeira na gama de motores do Grandis, algo que o Renault Symbioz não oferece. O modelo francês é vendido apenas com um motor híbrido sem ficha de 145 cv com transmissão automática.
Apesar disso, espera-se que quase todas as caraterísticas técnicas do Mitsubishi Grandis sejam idênticas às do Symbioz da Renault, incluindo uma carroçaria compacta com 4,41 metros de comprimento, 1,56 metros de largura e 1,57 metros de altura, bem como uma distância entre eixos de 2,63 metros, cortesia da plataforma CMF-B HS em que será base