A Ford anunciou o início de produção do Transit Custom na sua renovada linha de produção de Yeniköy, a qual inclui uma gestão transversalmente impulsionada por inteligência artificial, bem como alimentada por energia solar. A implementação desta tecnologia é o resultado do investimento de 2 mil milhões de euros nas instalações da Ford Otosan em Kocaeli.
A moderna linha de produção foi desenvolvida com o objetivo estabelecer novos padrões na indústria de produção automóvel na Turquia, liderando a transição energética no setor. Uma parte do consumo de eletricidade é assegurado por aplicações inovadoras, como a primeira utilização de paredes de vidro fotovoltaico na indústria automóvel turca. Os painéis solares na cobertura também contribuem para reduzir a dependência de fontes externas, embora toda a eletricidade exterior provenha de fontes renováveis.
Ainda no que diz respeito à produção, foram igualmente implementadas soluções de vanguarda em todo o processo. Informação em tempo real e inteligência artificial combinam-se para criar simulações virtuais, ajudando a otimizar a eficiência e permitindo ajustar os processos, fornecendo respostas adequadas, por exemplo, às potenciais variações na procura e ao fornecimento de componentes.