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Novo Ford Kuga estreia tecnologia AWD disconnect

Durante várias décadas, os sistemas de tração às quatro rodas têm proporcionado mais aderência aos condutores que enfrentam condições escorregadias enviando energia para as quatro rodas – mas à custa de um maior consumo de combustível.

Depois veio a tecnologia de tração integral (AWD), capaz de detetar quais as rodas com melhor tração e de enviar mais potência a essas rodas para uma aderência extra com uma penalização reduzida de combustível.

Agora, a Ford foi mais longe introduzindo a tecnologia “AWD disconnect” para os modelos Kuga SUV, incluindo o novo Kuga Hybrid.

A tecnologia utiliza inteligência artificial para desligar o sistema de tração integral inteligente1 do Kuga em condições de condução favoráveis para uma eficiência de combustível ainda maior e pode voltar a ligar-se mais rapidamente do que um piscar de olhos quando decide que os condutores podem voltar a beneficiar de uma aderência extra.

O sistema de tração integral inteligente1 do Kuga Hybrid monitoriza continuamente quais as rodas com melhor tração na superfície da estrada, utilizando informação dos sensores em redor do veículo.

A potência do motor híbrido-elétrico a gasolina é distribuída sem problemas entre as rodas dianteiras e traseiras para uma progressão suave e uma excelente resposta em curva, com ajustes que demoram menos de 20 milissegundos. Em situações em que as rodas dianteiras não têm tração, o sistema pode mesmo enviar 100 por cento da potência para as rodas traseiras.

A sofisticada funcionalidade de desconexão AWD utiliza um cérebro eletrónico dedicado e um algoritmo de “lógica difusa” para determinar se a energia para as rodas traseiras pode ser completamente desconectada nas circunstâncias existentes, por exemplo; quando se circula numa autoestrada em condições quentes e secas. Isto faz com que a tração dianteira do Kuga Hybrid seja temporariamente acionada para uma eficiência de combustível ainda maior.

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