Durante várias décadas, os sistemas de tração às quatro rodas têm proporcionado mais aderência aos condutores que enfrentam condições escorregadias enviando energia para as quatro rodas – mas à custa de um maior consumo de combustível.
Depois veio a tecnologia de tração integral (AWD), capaz de detetar quais as rodas com melhor tração e de enviar mais potência a essas rodas para uma aderência extra com uma penalização reduzida de combustível.
Agora, a Ford foi mais longe introduzindo a tecnologia “AWD disconnect” para os modelos Kuga SUV, incluindo o novo Kuga Hybrid.
A tecnologia utiliza inteligência artificial para desligar o sistema de tração integral inteligente1 do Kuga em condições de condução favoráveis para uma eficiência de combustível ainda maior e pode voltar a ligar-se mais rapidamente do que um piscar de olhos quando decide que os condutores podem voltar a beneficiar de uma aderência extra.
O sistema de tração integral inteligente1 do Kuga Hybrid monitoriza continuamente quais as rodas com melhor tração na superfície da estrada, utilizando informação dos sensores em redor do veículo.
A potência do motor híbrido-elétrico a gasolina é distribuída sem problemas entre as rodas dianteiras e traseiras para uma progressão suave e uma excelente resposta em curva, com ajustes que demoram menos de 20 milissegundos. Em situações em que as rodas dianteiras não têm tração, o sistema pode mesmo enviar 100 por cento da potência para as rodas traseiras.
A sofisticada funcionalidade de desconexão AWD utiliza um cérebro eletrónico dedicado e um algoritmo de “lógica difusa” para determinar se a energia para as rodas traseiras pode ser completamente desconectada nas circunstâncias existentes, por exemplo; quando se circula numa autoestrada em condições quentes e secas. Isto faz com que a tração dianteira do Kuga Hybrid seja temporariamente acionada para uma eficiência de combustível ainda maior.