Chegou o mais recente e melhor grand tourer com motor dianteiro da Ferrari, apropriadamente batizado com o nome do seu coração: o motor V12 de aspiração natural. Denominado 12Cilindri (italiano para “12 cilindros”), substitui o 812 Superfast no alinhamento da marca. As versões Coupe e Spider foram apresentadas num evento exclusivo realizado em Miami Beach.
Como já deve ter adivinhado pelo nome, o 12Cilindri é alimentado pelo emblemático V12 de 6,5 litros de aspiração natural da marca italiana. A capacidade deste motor não foi aumentada para o novo modelo, mas foram-lhe introduzidas modificações que lhe permitem atingir as 9.500 rpm e produzir 830 CV e 678 Nm de binário
Uma atualização importante feita neste V12 é a adoção de bielas de titânio que reduzem a massa rotativa em 40% face às bielas de aço. A Ferrari também está a utilizar uma nova liga de alumínio para os pistões e instalou uma cambota reequilibrada e leve.
A Ferrari diz que o 12Cilindri Coupe pode atingir os 100 km/h em 2,9 segundos, 200 km/h em 7,9 segundos e atingir o máximo de 340 km/h. O Spider é ligeiramente mais lento, necessitando de 2,95 segundos para atingir os 100 km/h e 8,2 segundos para atingir os 200 km/h. O Coupe pesa 1.560 kg, enquanto o Spider chega aos 1620 kg.
O 12Cilindri tem um aspeto bastante diferente dos outros modelos atuais da marca. De frente, faz lembrar o icónico 365 GTB/4 Daytona com faróis afiados, DRLs e um elemento preto brilhante entre as luzes. A Ferrari diz que o novo carro tem uma linguagem de design mais “sofisticada” do que o 812 Superfast.
Tal como outros modelos Ferrari, o interior do 12Cilindri é dominado por grandes ecrãs. No centro do painel de instrumentos encontra-se um ecrã de infoentretenimento de 10,25 polegadas, enquanto atrás do volante se encontra um enorme ecrã de 15,6 polegadas para o condutor. Foi também instalado um ecrã de 8,8 polegadas para o passageiro desfrutar. A Ferrari também manteve os mesmos botões capacitivos controversos do volante do 296, mas estes botões apresentam agora entalhes. Os compradores que preferem ouvir música em vez de apreciar a sinfonia do V12 podem optar por um sistema de áudio Burmester com 15 altifalantes.
O sistema de travagem é “by-wire” e é de série no 12Cilindri. A Ferrari utilizou um sistema semelhante no SF90 Stradale e no 296. Também foi instalado um sistema de direção independente nas quatro rodas, como o do 812 Competizione. A Ferrari vai entregar o novo modelo com pneus Michelin Pilot Sport S5 ou Goodyear Eagle F1 Supersport, ambos desenvolvidos especificamente e com medidas 275/35 ZR21 à frente e 315/35 ZR21 atrás. A distância entre eixos do 12Cilindri é também 20 mm mais curta do que a do 812 e o carro tem uma distribuição de peso de 48,4% à frente e 51,6% atrás.