O novo Dacia Duster vai chegar ao mercado no início de 2024 para culminar uma aventura que teve início em 2010, quando foi lançada a primeira geração.
A segunda geração foi lançada em 2017 e agora, 2023, é a vez da terceira geração. O SUV mais bem sucedido da Europa, no mercado de particulares, renova-se, estreia uma versão híbrida e uma imagem muito moderna.
Fiel ao seu espírito, na Dacia criaram um SUV robusto que se foi refinando com o passar do tempo ao ponto de nesta última geração não ficar em nada a dever a outros mais caros.
Do lado de fora, o novo Duster chega com uma imagem poderosa e arredondada e que chama a atenção. A grelha é de linhas retas e é vertical e destaca-se no conjunto.
Na parte traseira, os grupos óticos são novos e estão numa posição muito elevada, mantendo-se a sensação de largura.
No interior chama a atenção a sensação de amplitude. O espaço é superior atrás com um banco mais confortável.
O tablier totalmente novo é apelativo e revela um painel de instrumentos digital e um ecrã central tátil que pode ser de 10,1 tendo em conta o nível de acabamento e que está volta para o condutor 10º. Os comandos da ventilação são físicos e parecidos com os do Renault Austral.
A plataforma CMF-B é a mesma da Jogger e Sandero, por isso permite oferece uma versão Hybris de 140 CV a partir da junção do motor 1.6 de 94 CV e dois motores elétricos. A gasolina terá um opção 1.2 Turbo de 130 CV e que pode ter tração 4×4. Tem sempre um bateria de 48V para ser tornar mild-hybrid.
A opção mais interessante poderá ser a opção a gás com motor 1.0 de 100 CV e que anuncia uma autonomia a rondar os 1300 km.