fbpx




A nova geração de camiões DAF foi eleita Camião Internacional do Ano 2022 por um júri composto por 24 jornalistas e editores especializados em veículos comerciais em representanção das 24 revistas mais conceituadas deste segmento em toda a Europa.

O prestigiado galardão foi entregue a Harry Wolters, Presidente e Responsável máximo da DAF Trucks, no decorrer do dia dedicado à imprensa da Feira Solutrans, o Salão de Soluções de Transporte Urbano e de Longo Curso, que aconteceu na cidade francesa de Lyon.

Com um total de 150 pontos conquistados na votação, a gama de camiões de longo curso holandesa acabou por levar de vencido com uma diferença generosa, o recém-lançado Iveco T-Way e ainda a segunda geração do Mercedes-Benz eActros.

Com base nas regras do prémio Camião Internacional do Ano (IToY – International Truck of the Year), este galardão é entregue ao camião que foi lançado no mercado nos últimos 12 meses e que mais contribuiu para a eficiência do transporte rodoviário. São tidos em consideração vários aspetos de elevada importância como a inovação tecnológica, conforto, segurança, facilidade de condução, economia de combustível, pegada ecológica e ainda o TCO (Total Cost of Ownership).

Tirando partido da nova regulamentação europeia relativa ao aumento de dimensões e pesos para camiões, a DAF criou uma gama de veículos que melhora consideravelmente a aerodinâmica, a economia de combustível, a segurança ativa e passiva e o conforto para o condutor.

Durante os testes dos novos camiões da DAF, que decorreram no Sul de Espanha e na Europa Central, os membros do júri do Camião Internacional do Ano apreciaram aspetos como a excelente visibilidade conferida pelo pára-brisas curvo, janelas laterais mais amplas e de cintura rebaixada e a panóplia de tecnologia ao dispor de quem conduz. Estas caraterísticas em conjunto com as câmaras e ecrãs verticais que substituem os retrovisores laterais, oferecem excelente visibilidade em torno da cabina, protegendo os utilizadores mais vulneráveis das estradas.

Finalmente, os jornalistas do IToY ficaram muito agradados com as prestações dos renovados e eficientes motores desenvolvidos com base nos bem conhecidos Paccar MX-11 e MX-13, que surgem acoplados à caixa de velocidades automatizada TraXon e ainda com as caraterísticas sempre úteis do cruise control preditivo dotados de diversas funções Eco-Roll.

Resumindo a votação, o Presidente do IToY, Gianenrico Griffini, afirmou: “com o lançamento desta nova geração de veículos, a DAF Trucks coloca no mercado uma gama de camiões de alta tecnologia que estabelece elevados padrões na indústria dos veículos pesados. Está ainda orientada para o futuro, uma vez que apresenta uma plataforma completa para suportar novas gerações de motores e cadeias cinemáticas alternativas”.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade