A Mitsubishi Motors Europe está a cumprir a segunda etapa do seu programa de lançamentos europeus em 2023, com a apresentação do novo COLT, que surge após a introdução da nova geração do ASX, em março.
Desde que foi lançado pela primeira vez na Europa, em 1978, o COLT vendeu mais de 1,2 milhões de unidades, distribuídas pelas suas seis gerações. Nesta sétima variante, o COLT tem por base a plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e chegará aos concessionários no último trimestre do ano, incluindo Portugal.
O caráter urbano do design do novo COLT destaca-se, em maior ou menor medida, consoante o nível de equipamento: INFORM, INVITE, INTENSE e INSTYLE. As diferentes opções da gama introduzem mudanças subtis na aparência do modelo, através de um conjunto de diferentes cores nomeadamente nos espelhos, moldura dos vidros, spoiler e chapa protetora inferior, e também da oferta de jantes (aço de 15” ou liga leve de 16″ ou 17″).
No interior, os níveis de equipamento disponíveis ajudam a conferir personalidade ao habitáculo sofisticado, com opções de materiais que melhoram o visual do novo COLT. E, quer se trate do Smartphone-link Display Audio (SDA) de 7” ou 9,3”, do ecrã do painel de instrumentos de 7” ou do Painel Digital de 10” (Digital Driver Display), a experiência digital no interior do novo COLT corresponde à abordagem dinâmica do design do veículo.
O motor de base é uma unidade a gasolina de três cilindros e 1.0 litros de capacidade, que desenvolve 65 CV de potência, associada a uma transmissão manual de cinco velocidades. Logo acima desta opção, está aquela que será a opção base em Portugal, uma unidade a gasolina de três cilindros, com turbocompressor, 1.0 litros e 90 CV, acoplada a uma transmissão manual de seis velocidades.
E, numa altura em que o desempenho é medido com base na maior eficiência e na redução das emissões de gases de escape, o novo COLT é lançado também com uma motorização híbrida (HEV), que conjuga um motor a gasolina de 1.6 litros e quatro cilindros com uma transmissão automática multimodo avançada, capaz de debitar 145 CV.