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O novo BMW M5 já se deixou ver e agora com mais potência do que nunca. A grande novidade, e isto é crucial para os fãs da série M da BMW, é que o rei dos super sedans abraçou finalmente a eletrificação.

É um passo que talvez seja ainda mais significativo do que quando o modelo abandonou a sua disposição de tração apenas traseira para se dedicar à tração integral, e que certamente dividirá os fãs – especialmente quando souberem quanto tudo isto pesa.
Na verdade, um M5 híbrido já estava previsto há algum tempo e era de certa forma inevitável. O que a BMW não tinha de fazer (e, de facto, o que a Mercedes pode não fazer com a próxima geração do E63) era manter um V8 estrondoso. Ficará satisfeito por saber que o M5 não só manteve um motor V8 turbo de 4,4 litros, como a potência combinada resulta em 727 CV e… 1000 Nm de binário.

A potência do motor de combustão, por si só, está um pouco abaixo dos 600 CV do modelo anterior, embora sem a ajuda de um motor elétrico. Na sua forma mais recente, a metade ICE da sétima geração do M5 produz 577 CV e disponibiliza 750 Nm a partir de 1.800 rpm. O motor elétrico acrescenta 194 CV à potência do motor de combustão.

Uma das semelhanças entre o novo M5 e o emblemático XM é o facto de ambos os automóveis não conseguirem esconder o seu carácter poderoso. A dieta de baterias híbridas e motores elétricos não fez mais do que aumentar os quilos do M5. O novo M5 pesa uns impressionantes 2.445 kg.
Trata-se de um aumento de 24% no peso entre os modelos. O peso adicional pode explicar porque é que, mesmo com mais 16% de potência, o BMW M5 de 2025 é mais lento do que o M5 anterior nos clássicos 0 aos 100 km/h. O F90 M5 foi capaz de fazer o sprint em 3,2 segundos, enquanto o novo 2025 G90 M5 vai demorar um pouco mais, 3,4 segundos.
A velocidade máxima mantém-se inalterada, limitada a 250 km/h ou 306 km/h com o pacote M Driver’s.

Então, para que serve exatamente o sistema híbrido, se não para melhorar a aceleração ou a velocidade máxima? Bem, a BMW estima que o M5 será capaz de viajar num modo de emissões zero durante 40 km. Não parece muito, porque, na verdade, não é. Talvez o suficiente para ir às compras ao supermercado
Tudo isto é gerido por uma caixa de velocidades “M Steptronic” de oito velocidades, enquanto uma fase de pré-calibragem patenteada entre o rotor do motor elétrico e o veio de entrada da transmissão automática aumenta a potência real do motor 450 Nm.
A BMW também introduziu um novo sistema de “Boost Control”. Puxa para trás e mantenha premida a patilha do volante do lado esquerdo e todos os sistemas do automóvel ficam nas suas definições mais radicais. Isto permite respostas instantâneas sem ter de se comprometer com o malabarismo mental de mexer nas definições do modo desportivo.

Tal como o carro anterior, o novo M5 2025 possui tração integral. A configuração predefinida envia potência para as quatro rodas, mas se quiser fazer algumas manobras clássicas de drifting com o M-car, pode selecionar uma configuração de tração integral com inclinação traseira ou, se tiver as suas calças de menino crescido vestidas, bloquear completamente a tração dianteira para algumas travessuras clássicas com tração traseira.
No que diz respeito ao sistema de tração integral, para além de o binário ser dividido entre os eixos, o Diferencial M Ativo também pode gerir a distribuição de potência entre os conjuntos de rodas esquerdo e traseiro. Dependendo do que o cérebro do carro pensa ser o melhor curso de ação, o M5 pode enviar potência para uma roda individual para contrariar os efeitos da subviragem.

A grelha apresenta agora um design “fechado” em preto brilhante, com o centro a albergar os muitos sistemas de assistência ao condutor. Quase parece um EV, e perguntamo-nos se esta é a forma da BMW nos habituar às linhas esbatidas do design. Naturalmente, a grelha pode ser iluminada – porque não? – e encontrará uma única barra que atravessa horizontalmente a grelha com a designação do modelo M5.
Ao contrário do M2, o novo M5 não terá qualquer opção de bancos em carbono. Em vez disso, terá à sua disposição os bancos M Multifuction, que são considerados um equilíbrio entre o conforto em longas distâncias e o apoio em pista.

Existem várias opções de cores para os estofos interiores, mas a escolha da BMW para 2025 é o novo pacote de pele BMW Individual Full Merino Metallic. O efeito é supostamente deslumbrante, com as bicolores preto/violeta escuro e cinzento taupe/perola lagoa profunda Effect a serem exibidas no próprio couro – particularmente no apoio de cabeça e nas áreas dos ombros dos bancos.
O volante tem um novo design, com aquecimento de série e (provavelmente) não está protegido por um acesso pago. Há também iluminação interior específica para o M5 e um sistema de som Bowers & Wilkins Surround de série, um ecrã frontal e o tejadilho panorâmico Sky Lounge.
Finalmente, existe o sistema operativo 8.5 da BMW. O principal objetivo deste sistema operativo tem sido eliminar ainda mais os botões físicos do habitáculo dos automóveis, algo de que não somos fãs. O ecrã curvo alberga alguns ícones gráficos específicos do M e é composto por um ecrã de informação de 12,3 polegadas e um ecrã de controlo maior de 14,9 polegadas.

Ricardo Carvalho

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