fbpx




Já passou uma década desde que a BMW venceu a Audi na corrida dos faróis laser. Apesar de ter perdido essa batalha, a marca de Ingolstadt continuou a inovar no departamento da iluminação. LEDs de matriz altamente avançada com um farol alto adaptável são agora a norma para um carro que ostenta os Quatro Anéis.

Também houve mudanças na parte de trás. Os farolins traseiros OLED configuráveis são também bastante comuns hoje em dia. No Q5 recentemente revelado, há uma novidade interessante.

Leia ainda: Este é o novo Audi Q5 e traz motores de combustão

Há uma luz de travão extra. Para além de ter a tradicional terceira luz de travão montada no spoiler do tejadilho, o Q5 tem outra no vidro da porta traseira. Existe um projetor de luz incorporado na parte inferior do spoiler traseiro. A barra interrompida é mais larga do que a luz de travagem normal que se encontra por cima, tornando-a ainda mais visível para os que seguem atrás e encorajando-os a recuar quando reparam que o Q5 está a travar.

Tal como vimos noutros modelos topo de gama da Audi lançados recentemente, o Q5 2025 tem padrões de luz configuráveis tanto à frente como atrás. Os faróis de matriz LED são propostos com até oito assinaturas luminosas digitais, consoante o nível de equipamento. Na traseira, uma evolução da tecnologia digital OLED dos faróis traseiros também pode ser personalizada. Para além disso, as luzes traseiras podem alertar os condutores atrás delas para acidentes e avarias, apresentando símbolos de aviso.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade